05/01/15

Acima de tudo... eficaz


O Penafiel não assustou, por isso também não foi preciso muito mais. No entanto, era um daqueles jogos à Benfica onde vai tudo cheio de medo. Depois da saída de um jogador fulcral, num campo pequeno, fora.... bom, aquele nervosinho do costume. Mas o Benfica foi eficaz.

Talisca ali no meio... não consigo estar à vontade com isso, muito menos em jogos fora. Nota-se trabalho, notam-se melhorias, nota-se esforço do brasileiro, mas ainda não me convence. Não peço que imite Enzo (que por acaso jogou a trinco ontem...) mas que jogue bem. Gostei de Cristante, Gaitan mais uma vez a revelar que deve ser o próximo a deixar o Benfica e a fazer um grande jogo (merece mais, merece outros palcos - de qualidade, e não de dinheiro (Zenit, PSG, por exemplo). Óbvio que o gostava de ter cá mais tempo...

Jesus diz que o Benfica fez 2 equipas em 5 meses. E é verdade. Esta razia de lesões não é benéfica em nada, mas só se continua a ganhar jogos porque há trabalho colectivo, e não estamos dependentes de A ou B. A qualidade diminui, obviamente, mas o fio de jogo da equipa mantem-se.

Continua a ser normal que haja gente a não perceber o papel de um treinador numa equipa. Por muito bom que um jogador seja (e falo para a realidade do futebol português) precisa sempre de um treinador.
Se olharmos para alguns jogadores que saíram do Benfica (e que teriam de caras lugar neste plantel) podemos ver que alguns, que valiam 30 milhões, ou por esse gajo só de 40 milhões para cima, estão abaixo das expectactivas nos seus clubes. E porquê? Se calhar por quando nos fizeram acreditar que valiam esse dinheiro todo, estavam enquadrados numa equipa oleada e que jogava bom futebol. O futebol do Benfica de Jesus, tem sido, em 90% das vezes, bom. Não falo em goleadas. Falo em domínio, capacidade ofensiva. Por isso é que há gente que não está a render lá fora tanto como rendia no Benfica... tirando um ou outro caso, em que cresceram (na minha modesta opinião). DiMaria e Matic, por exemplo.

Não se gosta do treinador por diversos motivos. Hoje em dia embirra-se com Jorge Jesus pelo sistema de jogo. Pela teimosia em jogador A ou B. Por não meter a jogar quem eu quero e fazer as substituições que eu quero. Por não saber falar português. Por usar um casaco preto. Por não dar uma cambalhota para festejar cada golo que o Benfica marca.
Embirra-se por coisas com razão, e por coisas completamente estúpidas.
E só de pensar que existe gente que prefere o despedimento do mister ao 34º título de campeão nacional...

Sem comentários:

Enviar um comentário