11/01/15

Jogámos "munta" bem


Tenho de concordar com Jorge Jesus - foi o melhor jogo que o Benfica fez esta época. Até o adepto mais "calmo" tem dificuldade em não se entusiasmar o que se viu ontem. Ainda não se pode dizer isso com toda a certeza, mas é sempre (ou quase sempre) a partir de Janeiro que o Benfica começa a crescer.

O Guimarães tem feito um bom campeonato e tem jogadores com qualidade. Mas ontem ninguém os viu. Mérito do Benfica. Recordo apenas a defesa com o pé de Júlio César, depois de um canto. A primeira parte foi muito boa, e o resultado era escasso - já tinham ido 3 bolas ao ferro.

Quem diria que uma defesa constituída por César, Jardel, André Almeida e Eliseu ia fazer o jogo que fez. E lá seguimos sem sofrer golos para o campeonato. É sorte, só pode...

Gaitan fez um jogão. Um senhor jogão, com direito a passe de costas e tudo. Vai custar perder um jogador destes, um dia... espero que esse dia esteja longe. Mas em Janeiro às vezes acontecem coisas que... pronto, não têm explicação.

Aconselho vivamente a irem ver um jogo na central, lá bem para cima, junto à cobertura, e a verem as variações tácticas que o Benfica apresenta durante o jogo. Um Samaris que baixa para junto dos centrais ou um Gaitan que assume uma posição mais no centro (tal como outro argentino que já não está connosco), isto não são obras do acaso. São coisas que se treinam. Recordando o golo com o Gil Vicente (que está em fora de jogo, sim...) Maxi disse que "é uma jogada que treinamos muito." Na cabeça de muitos ainda se acredita que Maxi começou a correr por ali fora porque sim e porque é um visionário do futebol.

Só espero que Janeiro não traga mais surpresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário