18/01/15

Outra boa exibição


Quando as coisas correm mal devido a ausências, toda a gente fala nelas. Quando correm bem, mesmo com ausências, ninguém se lembra. Foi assim com uma defesa remendada em alguns jogos, e já lá vão uns quantos sem sofrer golos. Outro caso é o de hoje, pois caso não se lembrem, o melhor jogador da equipa saiu lesionado na 1ª parte. Dificulta as coisas, não estou a dizer que Gaitan não faz falta, mas não as torna impossíveis se houver trabalho durante a semana. Entrou Ola John e, embora com características diferentes, o Benfica arrancou para um grande jogo, com nota artística ao barulho. Estas coisas deixam-me genuinamente contente - além da vitória, o facto de ver futebol colectivo que não depende de A ou B. Repito, não digo que Gaitan não faz falta. Faz, e muita. Mas a equipa não se ressentiu assim tanto. Obviamente ainda falta meio campeonato e tudo pode acontecer, não vamos jogar bem todas as semanas - mas estamos a atravessar um excelente momento. E o Benfica nunca joga 11 contra 0. Defensivamente falando, a capacidade que a equipa tem de subir e deixar os adversários em fora de jogo quando o adversário muda de flanco é notável.

Ola John não é o vagabundo Gaitan que joga ao longo de todo o campo e limita-se a fechar à esquerda, mas tem vindo a desenvolver outras coisas. Sempre foi jogador de puxar para dentro quando chega junto à área, mas agora começa a fazer isso mais cedo, e a soltar bem a bola, como aconteceu no 1º golo.

Salvio fez um enorme jogo. Continua com o seu estilo de jogo, mas começa a aparecer mais em zonas centrais - aleluia! o que traz imprevisibilidade às suas acções, e só faz com que a sua qualidade de jogo aumente. Destao também Jonas - a jogada do 4º golo é muito boa.

Não se vai continuar a jogar assim até ao final do campeonato. Também não vamos ganhar os jogos todos. Também não podemos dizer que não precisamos de Nico Gaitan. Mas podemos estar mais descansados do que o normal, pois temos um treinador que quer 11 tipos em campo. Não é fácil parar o Benfica, com todas as variações/alternâncias tácticas que apresenta - então mas o velho joga sempre em 4-4-2 - se o caro leitor tem essa opinião, é o que dá ver muitos debates com o Rui Santos e companhia. O treinador que conseguir estancar tanta criatividade ofenseiva da nossa equipa terá, certamente, o seu mérito. 

Ainda podemos fazer melhor, já dizia o mister.



Sem comentários:

Enviar um comentário