08/03/15

Ao colo de Jorge Jesus






Torna-se cada vez mais difícil não perceber, não ver, não compreender as ideias de Jorge Jesus para a equipa. Não falo nos 11 que manda lá para dentro, não, isso só é ser treinador atrás de uma consola ou de um computador. Falo da estratégia, do saber ler o jogo, de tomar decisões com o objectivo de tornar o jogo mais nosso, como aquilo que fez ao intervalo.

O Arouca foi uma vez à baliza, salvo erro, e marcou, num erro primário do elo mais fraco do 11 - Eliseu. Eliseu pode dar mais à equipa no ataque, mas cá atrás tem cometido erros. Não só pela finta que o jogador do Arouca lhe fez (e tem o seu mérito, claro) mas pelo mau posicionamento relativamente aos companheiros de equipa em toda a jogada.

A perder ao intervalo, Jesus mostrou mais uma vez que o futebol é um desporto colectivo. O Arouca não existia, especialmente no meio campo. Sim, já sabemos que os nossos "2 médios centro" estavam em desvantagem relativamente ao trio de jogadores de Arouca naquele sector. Quantidade não significa superioridade. Samaris estava a jogar mal? Não. Era preciso? Também não.

Mudaram as ideias da equipa ao intervalo? Acho que não. Apenas existiram outros actores nos papéis da equipa - é aqui que entra a individualidade no futebol. Pizzi e Talisca sabem o que tem de se fazer naquelas 2 posições centrais, e fizeram. Contra uma oposição fraca naquele sector, ainda mais fácil. Ganhou-se critério e capacidade com bola. O Benfica começou a empurrar, a empurrar, os adeptos empurraram ainda mais um bocadinho e deu-se a volta ao resultado. E o Pedro Emanuel não teve mais de gritar com os apanha bolas para demorarem mais tempo a dar a bola aos jogadores. E ainda deu para descansar Gaitan (parece que nem esteve lesionado - que qualidade!).

Perdemos Talisca para o jogo da próxima semana, mas vamos com Maxi, Salvio e Gaitan. Menos mal. Há alternativas ao brasileiro para o lugar que tem ocupado no banco.

Nesta jornada toda a gente esperava que o Porto perdesse pontos, mas não aconteceu. As massas revoltam-se - porque o Braga só joga bem contra nós, porque o Conceição isto, porque o presidente deles aquilo - peaners. Coisas sem importância. Não vou dizer que não quero que o Porto perca pontos, mas não vivo a pensar nisso. O jogo mais importante desta jornada jogou-se hoje em Arouca.




Sem comentários:

Enviar um comentário