09/06/15

Quem muda com Jesus?


Mais do que potenciar quem já é bom, Jesus tem sido capaz de tornar os vulgares em úteis e bons. 
William, Montero, Carrillo, Mané , João Mário ou Ewerton vão dar um salto para outro nível, porque Jesus saberá retirar o melhor deles. E quem são então os outros, os tais que vão "passar" a ser bons?


Adrien




"Está bêbedo e não percebe nada de bola" dizem os que estão a ler. Talvez as duas, talvez nenhuma.

Com Jesus, Adrien pode vir a ser o jogador que muitos acham que é. Um grande médio centro, o tal box-to-box. 
Adrien é voluntarioso, é aguerrido, é "intenso" como está na moda dizer. Só não entende muito bem o jogo. Não defende onde deve, nem ataca por onde deve. Não é por acaso que não vai assim tanto à selecção. Não é por acaso que mesmo jogando tanto pelo Sporting não se ouvem falar em grandes propostas pelo seu concurso.

Jesus é obcecado pelo detalhe, por dar todas as armas possíveis para que os seus jogadores melhorem. Quem melhor para explicar a Adrien que terá de dar coberturas a William ou a qualquer outro dos médios? Quem melhor que Jesus para, com o tempo, tornar Adrien um jogador mais completo?
Adrien finalmente será o que dizem dele.

Miguel Lopes


Tem algumas qualidades, só não tem tantas quanto julga. Se a defender, Jesus dar-lhe-á todas as armas que deu a Maxi, e que tornaram um vulgar médio direito num bom lateral, a atacar será mais fácil. Miguel Lopes já explora o espaço interior, não se limita a descarregar bolas na área como Cédric, por exemplo. Tendo em conta a forma como Jesus trabalha a saída de bola e aquilo que pede aos seus laterais no ataque, Miguel Lopes será o tal defesa direito de selecção que há uns anos quiseram vender.

Slimani


Montero será o nosso Jonas, o nosso Saviola, se quiserem o nosso Robin. O Batman é Slimani.
Nunca escondi que preferia o colombiano ao argelino. É mais jogador, ponto final. Também nunca escondi que gostava de os ver jogar juntos, que dos melhores 45 minutos que vi este ano em Alvalade foi contra o Setúbal, com os dois em campo. Calha bem ser o sistema preferido de Jesus.
O que muda então para Slimani? A companhia, a ajuda que tantas vezes lhe faltou. Slimani não é um pensador, um criador como Montero. É essencialmente um finalizador, relativamente bom. Pese embora a tremenda evolução que já teve em Portugal, Slimani continuará a ser melhor quanto mais específica for a sua missão. Neste caso, finalizar. Será no fundo o Cardozo do Sporting, com outras características. Falta o remate fora da área, mas o jogo de cabeça é muito melhor. Montero fará mais ou menos o mesmo número de golos destas duas épocas. Mas dará muitos a marcar, principalmente a Slimani, que marcará muito mais do que fez nestes dois anos.


Ps: Não comentei de propósito o caso de Marco Silva e de todo o circo que mais uma vez se montou. Vou esperar para perceber se há justa causa nas alegações do Sporting e do seu presidente. Ai sim, terei uma opinião formada sobre isto tudo. Como todos devíamos ter, com toda a informação revelada e não falando de cor, consoante gostamos mais ou menos de Bruno de Carvalho.

2 comentários:

  1. Dimitris Nalitzis, um dos jogadores que mais espero possa crescer com JJ é Labyad, Tem um potencial extraordinário, porque é bom tecnicamente, tem poder fisico, mas decide muito mal, a tendência para rematar por tudo e por nada é quase obsessiva. Se ouvir as indicações de JJ é bem capaz de se tornar no grande jogador que prometia mas que ainda está longe de ser. Esse sim poderia ser o nosso Saviola.

    ResponderEliminar
  2. Verdade, era dos principais defeitos que tinha. Do que fui vendo desta sua época, melhorou um pouco essa capacidade de decisão na Holanda. Contra defesas muito fracas, mas melhorou.

    Mesmo assim, acho que Labyad será um jogador de ala. Talvez o substituto directo de Nani. Vejo muito mais Mané como segundo avançado do que Labyad.

    A ver vamos o que aquela cabeça de 61 anos acha sobre isto.

    SL

    ResponderEliminar