10/08/15

Supertaça a verde: Dominar para ganhar

11/02/2014. O Sporting de Jardim ia à Luz com dois avançados, apostado em surpreender o Benfica de Jesus.
Todos se lembram do que se passou nesse jogou. Um Benfica avassalador e um Sporting sem ideias e a não conseguir jogar.



Tendo em conta que é o primeiro jogo da época e com o que ainda há para desenvolver até Fevereiro, o jogo de ontem foi assim. Mais uma vez a equipa de Jesus meteu a outra no bolso, dominando o jogo do início ao fim.

E o que se viu ontem? As ideias de 6 anos de Benfica apareceram em 6 semanas de Sporting. Não têm a sua maturação, os dias e dias de trabalho, mas estão lá. Defensivamente já lá estão todas e vão ser cada vez mais sistematizadas. Ofensivamente começam a aparecer, embora se note que ainda há muito por onde crescer e evoluir. Teo ainda não tem os 5 anos de trabalho de Lima, por exemplo.

Do outro lado, a diferença também foi notória. Bola no central e charuto para Jonas. Se o brasileiro a apanhasse, a redondinha seguia para Gaitan ou Ola John inventarem um lance. O Benfica até foi capaz de criar algum perigo, mas não da forma regular e consistente como era habitual. Isso existiu apenas do lado do Sporting.

A diferença também se reflecte nos jogadores. Se Jonas foi uma sombra do que foi o ano passado, João Mário (mais que qualquer outro) encheu o campo com classe e confiança. A tal confiança que Jesus falou na conferência de imprensa foi das coisas que mais impressionou no Sporting e João Mário é o maior exemplo disso.

Acrescento ainda algo que notei de diferente. O Benfica de Jesus era uma equipa que não descansava, que não deixava de procurar marcar mais um golo, levando numa ou noutra ocasião a um golo sofrido. Nos últimos dois anos isso foi mudando e ontem voltou a notar-se um maior controlo do jogo com bola depois do golo do Carrillo. É esse o passo que falta para que o Sporting domine e controle o jogo contra qualquer equipa. Saber ter bola e fazer o adversário correr atrás dela.

A fruteira já cá canta, agora é entrar na Liga dos Campeões e amealhar uns trocos.




2 comentários:

  1. Gostei do jogo mas acho que houve mais demérito do Benfica do que mérito do Sporting.

    Benfica muito diferente do que é hábito, a jogar como se fosse equipa pequena. Rui Vitória foi um erro de casting a meu ver.

    Sporting continua a melhorar e gosto muito do que vejo mas ainda vai levar algum tempo até estarmos mais ao menos "operacionais". Não percebo porquê Téo no lugar de Montero. Acho que com Montero teríamos tido muito mais preponderância no ataque.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve demérito do Benfica pela forma como entrou, mas também houve mérito do Sporting, especialmente na parte defensiva. Os comportamentos que Jesus quer estão lá. Ainda não a 100% mas estão. Isso foi notório.

      Eu sou suspeito, gosto muito de Montero e do que dá ao jogo. Acho que seria um estilo diferente, mais pausado, mais bem pensado, um pouco menos "Jesus" a atacar. Que todos os envolvimentos atacantes seriam mais simples e mais fáceis, disso não duvido.

      Eliminar