17/09/15

É reflexo do trabalho


As coisas não acontecem por acaso. O Benfica tem melhorado, nada de extraordinário, mas tem melhorado. E isso só acontece com trabalho.

Duvidava de Rui Vitória e continuo a duvidar. Acho, porém, que tem trabalhado alguma coisa e tem feito com que a equipa melhore. Não basta ser um teórico da táctica e saber como as coisas devem ser feitas - há que as saber fazer. E qual é o papel do treinador? Treinar, trabalhar durante a semana e conseguir que a equipa faça o que a sua teoria diz.

Têm havido melhorias. Apesar de se continuar a atacar muito pelas alas, conseguem-se construir algumas jogadas que não acabam em cruzamento. 2 golos ao Belenenses, outros 2 ao Astana, com combinações no flanco esquerdo. Interpretes principais? Gaitan e Jonas. Na 3ª, os golos são idênticos, com um jogador de linha a furar por uma zona mais central do campo. Uma jogada de linha que não acaba em cruzamento é novidade nesta época. Há que continuar a aumentar o arsenal de armas para fazer golo.

Especialmente nos contra-ataques. Recorre-se aos avançados muito cedo quando e parte para o contra golpe. Assim, chegamos com menos jogadores à fase de finalização. Há que meter mais gente, e deixar a entrada em cena dos pontas de lança para uma fase mais decisiva. 

O Benfica defende melhor. Jardel não tem o 1vs1 de Lisandro, nem a capacidade de passe deste, mas posiciona-se melhor, na minha opinião. Talisca e Samaris parecem descoordenados (mais o brasileiro) que continua a pisar os mesmos terrenos que o grego, provocando desequilíbrios. Há que continuar a trabalhar.

Foi pena não marcar mais - o Astana é a equipa mais fraca do grupo, apesar de achar que pode criar muitas dificuldades em casa. O Benfica vai ao Cazaquistão fazer a viagem mais longa que qualquer equipa da Champions pode fazer (além do Astana, claro). Não gosto muito da conversa das viagens, mas porra, isto é mesmo LONGE!

Domingo vamos ao norte, e é sempre complicado. Mesmo sem deslumbrar, os lá de cima vão ganhando. E não precisam de deslumbrar para nos ganhar em casa. Não será um resultado negativo que nos fará atirar a toalha ao chão, nem uma vitória que nos vai por a pensar "mas tu queres ver que...". O campeonato é longo. Estou curioso para saber qual a abordagem de Rui Vitória neste jogo.

Ria-me muito se ganhássemos com um auto-golo do Maxi.




Sem comentários:

Enviar um comentário