14/09/15

Rio Ave vs Sporting ou é no meio que (não) está a virtude


Não foi por acaso que Jesus se referiu recentemente a William e Ewerton como dois grandes reforços para o que falta da época. A presença de ambos dará o que vai faltando a espaços a este Sporting, qualidade no eixo central, principalmente do meio-campo para trás.

Adrien é esforçado, corre mais que qualquer outro, mas não tem 1/3 da qualidade de William ou João Mário. Não tem nem nunca terá. Está melhor posicionalmente pelo trabalho de Jesus, mas nunca aprenderá o que lhe faltou na formação. Vai invariavelmente não optar pelo mais simples e pelo correcto, vai perder várias bolas.

Naldo é semelhante. Esforçado e concentrado, passa por "certinho". Falta o resto. Capacidade de interpretar em todos os momentos o que o jogo e a sua função pedem, falta velocidade de racicínio.

São o que há e 80% das vezes chegam. O campeonato é fraco e a sova de sexta (e já agora os 5 que o Setúbal levou na Madeira) é prova disso.

Muito por aqui passou a incapacidade do Sporting de controlar o jogo de ontem (até poderíamos juntar Slimani e Téo, pela quantidade de bolas que perdem de forma fácil). O Rio Ave pressiona um pouco mais que as outras equipas contra quem jogámos e naturalmente os erros notam-se mais. Com William e Ewerton o jogo seria mais controlado, mais calmo.

A esta incapacidade futebolistica de uns, juntou-se a física de outros. Carrillo, Téo e Ruiz estavam cansados. Notou-se. Mané e Montero poderiam ter entrado mais cedo ou até mesmo de início. Talvez o façam na quinta-feira.

Jesus percebeu o que estava mal e tentou corrigir. Fez pior e voltou a corrigir. Acertou à segunda e o Sporting naturalmente voltou a pegar no jogo, não o matando mais cedo por nabice. João Mário tem uma jogada simples e complica-a. Bastava passar para Mané e o 3-1 estava feito. Preferiu tentar desviar do guarda-redes com um colega em melhor posição. Restou aguentar a vantagem mínima. Sim, aguentar e não sofrer. O Rio Ave desapareceu do jogo com a entrada de Mané.

Venham de lá esses reforços e um empate no clássico.

Sem comentários:

Enviar um comentário