26/10/15

A equipa de Jesus e a diferença


Tão simples que até surpreende, pela falta de hábito que temos nestas andanças.
Em momento algum o Sporting se sentiu ameaçado ou desconfortável no jogo.
A estratégia foi montada de forma soberba. Neutralizou-se o ponto forte do Benfica (Gaitán, que por extensão anula Jonas) e explorou-se o pior deste Benfica, o processo defensivo.

Diz-se que o Sporting nem precisou de fazer muito para ganhar. Nada mais errado. O Sporting não rematou muito, não teve muitos ataques, mas jogou muito. Deu uma lição de defender em todas as zonas do campo e saiu com uma vitória tão justa quanto natural.

No papel as duas equipas jogavam na mesma táctica, na prática eram coisas bem diferentes. Ter João Mário(que grande jogador que ali está!) e Bryan Ruiz nas alas é diferente de ter Gaitan e Guedes. Os dois primeiros são jogadores de posse e permitiram ao Sporting gerir a bola durante os 90 minutos como e quando queria. Ora, quando a bola é nossa, os outros não podem marcar golos. 

O Sporting de hoje é diferente por isto. Não precisa de marcar 3 ou 4 golos para ganhar os jogos. Há um ano qualquer jogo estaria em aberto pela fraca capacidade defensiva da equipa. Hoje, um ano volvido e com uma defesa muito semelhante, tudo é diferente.

Curioso reparar que nos 3 golos estão 3 jogadores que considero dos menos inteligentes da equipa. Adrien fez o passe certo no primeiro golo (porque Slimani estava em fora de jogo), Jefferson que aproveitou o muito espaço que teve e Slimani, que podia e devia ter feito logo o passe para Bryan Ruiz que já surgia isolado no outro lado.

A diferença nota-se no campo e surge do banco. Percebem agora o meu entusiasmo com a contratação de Jesus?

O domingo ficou melhor com o empate do Porto e a boa (e rara nos últimos anos) sensação da liderança. Nada está ganho. Minto, apenas a Supertaça.

15 comentários:

  1. 100% de acordo. Foi preciso chegar Jesus para vencermos na Luz!

    Fomos soberbos defensivamente. Nunca tinha visto o Sporting defender tão bem. E o João Pereira jogou 90 minutos! Tirando aquela fífia do Naldo, não me lembro de outro lance que me tenha dado calafrios.

    Não gosto de Slimani, mas tenho que dizer que fez um grande jogo. O melhor que já o vi fazer. Bryan Ruiz e João Mário também estiveram excepcionais. Aqui há tempos disse aqui que achava que o Bryan seria mais útil na linha e este jogo ajuda a explicar porquê. O Bryan quando joga a extremo vem para o meio e isso dá muito mais jogo interior à equipa além de deixar as laterais practicamente abertas para os laterais. Quando do outro lado está João Mário que também tem um estilo semelhante nota-se muita qualidade na construção de jogadas por parte do Sporting.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei por fazer agora um acrescento ao texto até para falar de Slimani. Tirando a decisão que toma no terceiro golo, esteve muito bem.
      É verdade, com estes dois alas isso nota-se. O jogo interior existe e é muito forte. Algo que Marco Silva abdicou a partir de Dezembro do ano passado e que tanta falta nos fez na segunda metade da época passada.

      Eliminar
  2. RMSCP e Nalitzis,

    o efeito JJ é isto mesmo. Foi este degrau que se quis subir com sua (estrondosa) contratação. Assim, ele não é caro. Caros são aqueles que não conseguem retirar utilidade a jogadores como Adrien, Slimani e J. Pereira, que hoje foram excelentes, autênticos robots sabendo bem o que fazer e fazendo-o bem (era impossível um jogador como o Slimani fazer esse passe para o Ruiz - mas o mérito está na progressão com a bola, metendo os defesas no slb na área e permitindo que Ruiz acompanhasse o lance).
    Caros são, também, aqueles que fazem de Jonas, Gaitan e Mitroglou jogadores (quase) banais. Não devia ser permitido.

    Aquilo que se sentia quando se jogava contra o Benfica (nos últimos 6 anos) sentiu o Benfica agora: o controlo era nosso, jogou-se o que queríamos e como queríamos.

    Destaco 4 jogadores (e é injusto, pois foram todos excelentes):
    - J. Mário - quem diz que não tem lugar na selecção porque há André Gomes não percebe nada de nada
    - William - a FPF deve-nos 17M. Com ele, nem as arbitragens escandalosas tinham valido ao CSKA
    - Naldo - impecável; um erro claro numa exibição brutal;
    - Patrício esteve lá no momento certo, num palco que já lhe foi muito injusto

    Sábado há mais. Sem Adrien (castigado) e Aquilani (lesionado) - André Martins? J. Mário no meio?
    Vamos ver. Mas uma coisa é certa - este Sporting joga sempre melhor quando tem um excelente relvado ao seu dispor (e o equipamento completo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto.

      O caro são os que não são bons. Os muito bons pagam-se bem mas produzem e mostram resultados. Concordo na parte de Slimani. Eu não espero que ele faça aquele passe pelo tipo de jogador que é.

      Para sábado eu sou suspeito. Martins jogaria de certeza, não seria necessário inventar.

      Soube tão bem ver aqueles calções pretos.

      Eliminar
    2. Eu também quero o Martins. Mas o JJ que decida e bem, que eu confio.

      Eliminar
    3. Cantinho,

      Exactamente o que eu penso. Um degrau que o Sporting, mesmo quando apresentava alguma qualidade, nunca conseguia subir. Sempre acreditei que só era possível ultrapassar esse obstáculo com um bom treinador. Não esperava que fosse possível irmos buscar um excelente treinador (para mim dos melhores mesmo).

      Também concordo com a analogia do caro/barato. Tivesse sido feito o mesmo com algumas contratações desta época e seríamos favoritíssimos.

      Lá está, eu não concordo com algumas opções do JJ, mas ninguém pode negar que, jogue quem jogue, está sempre uma equipa em campo. Incrível como em 6 meses conseguiu por uma equipa (que sofria golos ao nível da distrital) a defender de maneira soberba.

      Cumps

      Eliminar
    4. Meus caros,

      Penso que JJ vai apostar no André! No entanto também não vejo com maus olhos o regresso de JM ao meio e Matheus entrar para a direita.

      Caro saiu-nos os Domingos, Vercautaren, Paulo Sérgio, Marco Silva. Caros pelo que lhe foi pago e caros pelo que não nos deram.

      Eliminar
    5. também acho que jogará o J. Mário no meio com William, entrando Gelson ou Mathues. Ontem o André nem foi convocado... E sendo que Paulista jogou com William com o Vilafranquense, essa hipótese também é de considerar, embora ache cedo para ele.

      Bem, RG, que matilha que aí está (tira o Marco Silva, embora perceba a sua colocação). Vercautaren e Paulo Sérgio??? que tragédia...

      RMSCP,
      vejo o JJ no Sporting como vi o Jardel. Até há sua vinda, é verdade que, na década de 90, tínhamos tido bons pontas de lança (Cadete, Gomes, Iordanov, Juskowiak e, por fim, Acosta), mas Jardel era algo demasiado superior a todos os outros, por muito boas alegrias que nos tivessem dado.

      JJ é igual (e espero que não fique tão pouco tempo como Jardel).

      Eliminar
    6. Sim, André não foi convocado...no entanto foi titular com o Skenderbeu e deu muito boas indicações. Eu acredito que para criar rotinas em JM, JJ vai apostar num meio campo com Martins no lugar de Adrien, embora como referi não me espante com Matheus no 11.

      Cantinho,

      Foram só dos piores que vi uns por falta de qualidade, outro ( MS ) por ser demasiado macio e abdicar de convicções ( será que as tinha quando falou em posse na conferência de apresentação?? ). No entanto dou o desconto a Vercauteren....foi o único a aceitar 6 meses, 6 meses esses que serviriam para se tentar contratar o nosso actual treinador.

      Eliminar
    7. Vercauteren foi um desgraçado que por ali passou. Métodos e futebol que nos anos 80 já eram desactualizados.
      Mas para mim, nada pior que Paulo Sérgio (e sobrevivi a um Cantatore e Waseige).

      Eliminar
  3. Cantinho,

    Também passei por esses 2 senhores, mas do Cantatore pouco ou nada recordo tão breve foi a sua passagem, prefiro lembrar-me do "apanhado" que antes dele por lá passou e que, achava que o futebol do SCP devia ser de contra-ataque e liderado pelo grande Abílio ( que acabou por não vir ) mau de mais para ser verdade aquele Carlos Manuel. Waseige não me pareceu ser assim tão mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Manuel....

      Leão, Renato, Abílio.... como é que foi possível??

      Waseige tinha o Missé Missé a ponta de lança, o Gil Baiano a lateral direito e colocou o Iordanov a central.

      Eliminar
    2. Estão com vontade de me lembrar todos os pesadelos que fui tendo ao longo da minha adolescência!

      Eliminar
  4. Iorda fazia qualquer posição ;)

    Ainda pensei numa dupla fantástica entre Missé eo Outtara, mas não foi possivel!

    Carlos Manuel foi dos que mais me desiludiu...o Salgueiros não parecia assim tão mau.

    ResponderEliminar