21/12/15

Lembram-se da falta de killer instinct?


Pois, falei disso no jogo com o  Bessa e até me disseram que a equipa tinha lutado o jogo todo por um resultado melhor.

Estava na altura, como hoje, a falar de outra coisa. Não está em causa o esforço e a competência, nem o estofo da equipa para ser campeã ou ainda a existência dos Stromp a meio da semana. Isso são floreados que contam zero no jogo.
O Sporting é uma equipa competente e cada vez mais afinada nos movimentos colectivos que o seu treinador pretende. Não é esta derrota que apaga isso e será este trabalho que nos manterá até Maio na luta pelo título. Esta derrota apenas mostra que por mais competência que haja, é necessária qualidade nata.

Quando me perguntam qual o melhor entre Messi e Ronaldo não tenho dúvidas, alinho pelo argentino. Por uma simples razão, Messi nasceu assim, todo aquele talento nasceu com ele, toda a qualidade, é sempre melhor que qualquer outro. Ronaldo também tem tudo isso, mas teve de trabalhar 10 vezes mais para, de vez em quando, atingir um nível parecido. Tem uma força de vontade inabalável e é um exemplo.
Messi só poderia ser o melhor jogador do mundo. Ronaldo poderia ser o melhor jogador do mundo, o melhor pasteleiro do mundo ou o melhor banqueiro do mundo. Talento puto vs Muito trabalho e muita força de vontade.

Com esta analogia explico o que vejo neste Sporting. A equipa já trabalhou muito, quer jogadores quer treinador, mas por vezes é preciso um bocadinho mais que isso. Mais do que nos jogos grandes ou com equipas que jogam futebol a sério, é nestes jogos de autocarro que se sente a falta de jogadores como Nani, Carrillo e Mané. Por razões diferentes, nenhum dos 3 actualmente pode jogar. Foram os 3 extremos mais utilizados na época passada, aqueles que davam qualidade extra e que muitas vezes desequilibravam individualmente. O objectivo será sempre vencer enquanto equipa, mas por vezes a equipa precisa de um individuo que a faça dar aquele passo extra.
Gelson e Matheus são demasiado novos para o fazerem de forma regular e Ruiz é apenas um, sendo até alguém mais dado a resolver problemas de forma colectiva (um pouco como vejo Montero).

Muito se critica Montero e Tanaka por não terem veia goleadora. O que é veia goleadora? Falhar muitos golos para marcar um? Então Téo, Montero, Slimani e Tanaka têm todos uma veia goleadora muito parecida. Não retiro as qualidades que cada um tem, assim como os seus defeitos. Mas especificamente na finalização, nenhum é assim tão mais forte que o outro. Pegando outra vez nos aliens, Ronaldo é um dos melhores finalizadores da história.

O que falta então a este Sporting? Mais formas de desbloquear jogos assim, tornando as finalizações mais fáceis para os avançados. É verdade que André Moreira fez uma exibição de encher o olho, mas com tanto domínio, o Sporting poderia e deveria ter criado melhor. Não era preciso criar mais, apenas melhor. As bolas de golo existiram em número suficiente para golear e não entraram. Lá está, falta qualidade a finalizar e quando isso acontece é preciso tornar as finalizações mais fáceis.

Quanto à classificação, não é igual andar atrás ou à frente, mas também não cai o Carmo e a Trindade por se perder um jogo. As notícias da nossa morte são manifestamente exageradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário