01/12/15

Nem tudo o que reluz é ouro


Foi uma vitória importante, num campo que se esperava mais difícil. Há algumas semanas atrás, disse que achava que Paulo Fonseca tem mais futebol que Rui Vitória. E continuo a achar. Mas ontem falhou redondamente.

Tentou explorar a fraqueza do Benfica - a dificuldade em alinhar a defesa para por adversários em fora de jogo. Mas sempre com lançamentos longos, fáceis de interceptar pela dupla de centrais. Jardel e Lisandro ganham muitos lances no corpo a corpo, mas metade deles não teriam de ser disputados se instantes antes tivessem colocado o adversário em fora de jogo. O Benfica continua a pecar nisto.

Agora um exercício. Imaginem que chegaram ao sofá só a partir do minuto 15, e não sabiam quanto estava o resultado, e estiveram os 90 minutos sem o saber. Qual a vossa opinião no final do jogo? O Benfica jogou alguma coisa? Não.

Autocarro ou não, forçado ou não, fruto da vantagem madrugadora ou não, o Benfica meteu-se lá atrás e dali não saiu. O Benfica não faz um contra ataque, nem ontem, nem em muitos jogos. A escassez de ideias ofensivas continua lá. Não mudou nada.

Renato Sanches, a espaços, joga bem com a bola nos pés. Ainda se aventura em corridas loucas com a bola controlada, que muitas vezes não dão em nada. Vive muito da sua enorme capacidade física. A sua função foi a de parar o jogador do Braga que iniciava o ataque, e conseguiu. Um cão de caça, ou uma daquelas marcações individuais que faziam ao João Vieira Pinto e que já não se usam. Existe um lance em que corta a bola na área já na 2ª parte, sprinta que nem um louco até ao meio para pressionar, e é ultrapassado. Isto são erros que se corrigem. Acredito que a margem de progressão esteja lá, mas os miúdos só saem beneficiados se não os colocarem num altar tão cedo. No entanto, tem de jogar. Nem que seja pela capacidade física que dá ao meio campo, e que nos faz falta em muitos jogos.

Ofensivamente a tentação de cruzar é enorme, ainda. Ao passar o meio campo, a primeira coisa que qualquer jogador do Benfica nas alas faz é olhar para a área, a ver se anda por lá um dos pinheiros do Benfica.Jonas, condicionado ontem, pelos vistos, faz muita falta a esta equipa. Sabe jogar no meio, e faz com que o jogo não se faça tanto pelas linhas.

Mentalizem-se que isto não vai chegar para ganhar muitos mais jogos. Nem para ser campeões. Ou há uma mudança drástica da maneira de jogar, ou vai dar na melhor das hipóteses para andar junto aos da frente.

Para finalizar, um pequeno momento que vi ontem. Pizzi caído no chão, equipa "com menos 1", Braga a partir para o ataque e Gaitan aos gritos com Jimenez para vir para trás? Ainda há alguém que joga com a cabeça e não com os pés.


1 comentário:

  1. Excelente análise de um benfiquista. Eu também compreendo que o Benfica se tenha resguardado mas realmente foi raro o contra-ataque sair e dar o golo que matava o jogo.

    ResponderEliminar