16/12/15

O empate na Madeira acaba por ser normal


Sim, é o que o título diz. OK, o Benfica tem jogadores muito melhores que os do União. Mas para o futebol que o Benfica joga, achavam mesmo que não ia acontecer? Não marcar um golo a uma das piores equipas do campeonato? Não conseguir desmontar um autocarro? Este dia iria chegar.

Se pensarmos naqueles chavões de jornalista, o "fio de jogo", a "ideia de jogo", o "sistema", e os somarmos todos, o resultado dá sempre o mesmo quando aplicado ao Benfica. Ou seja, zero.

O Benfica não jogou nada. A espaços, nesta época, tem-se visto qualquer coisa. Andava a cruzar menos, ontem voltou a cruzar sem nexo. Às vezes naquelas conversas "de café" ouve-se sempre alguém dizer que o que falta ao Benfica é um gajo ali no meio que saiba construir jogo. Ou seja, no lugar de Renato Sanches, por exemplo.

Mas sabem porque é que as pessoas acham que falta? Porque não se vê nenhuma criatividade ali. E sabem porque é que não se vê? Porque essa mesma criatividade não é exigida e não é trabalhada. Os homens do meio limitam-se a virar da esquerda, para a direita, da direita, para a esquerda. É fantástico ver o melhor jogador da equipa a ser substituído porque passou o jogo todo a vir atrás receber passes dos centrais...

Não ligo a flash interviews, discursos, etc... o treinador é avaliado pelo que a equipa faz em campo. Se me preocupasse com isso, já teria tido momentos "embaraçosos" com Jorge Jesus. Mas reparo num padrão nas declarações de Rui Vitória. "Tentámos pela esquerda, pela direita e não conseguimos". Mais que uma vez é esta a conversa. Mais que uma vez, é isto que custa pontos ao Benfica.

Gonçalo Guedes. Há 1 ano, capa d'Abola. Há 2 semanas, Barcelona interessado nele. Ontem, uma exibição miserável, o miúdo não joga nada, não se ganha nada com miúdos, etc etc.
Falta bom senso. O Guedes vem desde Setembro como titularíssimo numa equipa bicampeã. Tinha uns... 20 minutos de 1ª divisão? Vem da 2ª liga. Tem de ser titular, tem de jogar campeonato e Liga dos Campeões. Tem de fazer esquecer Salvio. E, passado uns meses, as coisas começam a correr-lhe mal, numa equipa que por si só não é uma equipa mas sim 11 tipos em campo. 
Isto não é lançar miúdos. Talvez a lesão de Salvio tenha precipitado um pouco as coisas, mas não vale a pena crucificar o miúdo. E Nélson Semedo, o mais incógnito, lá se foi safando. Este rebuliço com os novos craques só prejudica os miúdos. Espero que Renato Sanches não leve com isto por tabela. 

Depois de mais um jogo miserável, lembrem-se que o campeonato foi perdido em Julho, quando se contratou Rui Vitória. Quando se decidiu "mudar de rumo" descalçando de forma total aquele bicho que era muito badalado na altura, a "estrutura", ou seja, os meros funcionários de um clube que é de todos nós.

É levantar a cabeça e continuar a trabalhar


Sem comentários:

Enviar um comentário