17/12/15

As duas melhores equipas em Portugal


Sendo que provavelmente nenhuma das duas tem o melhor plantel ou a maior qualidade individual.

O Braga e o Sporting são a imagem dos seus treinadores. Equipas organizadas, que defendem bem e com boas ideias a atacar.

Ora quando duas boas equipas jogam uma contra a outra, o jogo é bom. Assim aconteceu. Hoje assistimos ao melhor jogo disputado esta época em Portugal. Já existiram resultados semelhantes, mas com jogos mais pobres a todos os níveis.

Jesus tentou algo que já lhe tinha corrido bem em 45 minutos na Rússia. Ao optar por um médio a 2º avançado, tenta controlar mais a bola, não apostando tanto naquele ataque mais vertiginoso que tanto gostam de lhe atribuir. Tal como em Moscovo, a fórmula resultou. O Sporting controlou a primeira parte, apenas sendo apanhado fora de posição numa jogada em que parece existir falta sobre William. Como é óbvio Wilson ia marcar um golinho. Só para alimentar a teoria Tonel de alguns idiotas.

A segunda-parte foi mais repartida, o que não foi bom para o Sporting. Acabou por se desgastar demasiado. Ruiz, Adrien e William ficaram fisicamente de rastos e daria jeito ter mais uma substituição para render um deles. Teve de ser gasta com Ewerton e por ai ruíram muitas das hipóteses do Sporting. 

Sem capacidade física para controlar a bola e o jogo, o Braga foi tentando carregar. Nunca criou muito perigo, até que Naldo e Jefferson ficaram a olhar um para o outro, hesitaram e deixaram o cruzamento sair sem qualquer pressão. Naldo não estava no seu sítio na área, Patrício ficou a meio caminho e estava feito o golo da vitória. O jogo terminou ai, não tendo mais história a partir daí.

É menos um objectivo e não traz coisas positivas, por mais que alivie o calendário. Perder nunca é bom, digam o que disserem. O Sporting é o detentor do troféu e já não o pode revalidar. 

Muito se vai falar do golo mal anulado a Slimani. Acho que é daqueles erros que se desculpam. É uma jogada rápida e com jogadores em sentido contrário. Mas continua a ser uma jogada que pode e deve ser utilizada na campanha pelo vídeo-árbitro, onde temos perdido algumas oportunidades com alguns lances em que fomos beneficiados. A coerência garante sempre uma maior base de apoio neste tipo de causas.

2 comentários:

  1. Mais um títalo para o sbordem!

    ResponderEliminar
  2. Grande jogo. Perder custa mas tinha que calhar a alguma das equipas. Infelizmente, calhou-nos a nós.

    Cumps

    ResponderEliminar