13/12/15

Olha quem é ele


Em tempos longínquos (ou não), quando se perdia um jogo, defendia-se o 4-3-3, ou o 4-2-3-1, de forma a povoar o meio campo. Solução, em muitas das vezes? Djuricic. O sérvio tem de jogar. Tem bons pés. É um fora de série, etc.

Ora ontem quando o vi a entrar em campo pensei olha quem é ele! É um activo que o Benfica tem e, seja a 10, 9,5 ou o que lhe quiserem chamar, não é um fora de série, não faz corar Zidane, mas é (ou pelo menos, eu acho) mais útil do que outros que já tiveram minutos e minutos (e até corresponderam... apenas acho que este pode dar mais). Sempre pareceu bom tecnicamente mas demasiado a leste da equipa... É preciso trabalho, sem dúvida.

Continuando numa de analisar o individual, na realidade o que acaba por contar e afectar o desempenho de cada jogador é o colectivo. Numa equipa bem oleada é mais fácil a um jogador não tão bom jogar bem. Porque não comparar o André Almeida de há 1 ou 2 anos, com o do actualmente? Ou o Pizzi da época passada com o desta época (que está a melhorar, sem dúvida)?

Ou até Guedes. Hoje em dia já se questiona a qualidade do miúdo. Já se esqueceu que é miúdo, porque já tem muitos minutos esta época, o que não é normal. Normalmente os putos só jogavam 2 minutos de cada vez. Ora quem joga mais, erra mais. Agora se calhar já não se lembram, mas na época passada exigia-se a entrada do miúdo, porque era de longe melhor que muitos dos outros jogadores. Agora, já há quem pense que as expectativas eram demasiado altas. Numa equipa bem trabalhada, Guedes pode dar muito ao Benfica no futuro. Ou não, ninguém saberá. Apenas acho que está a ser prejudicado pelo sub-rendimento "geral" do colectivo.

Ainda no individual, questiona-se Jonas (!!!!!!!). Porque não marca na Champions, porque não marcou ao Sporting (uau, o Benfica marcou tanto aos verdes esta época, só ele é que não), porque não encaixa no estilo de jogo (os mesmos que acham que cruzar 40 vezes por jogo é solução e devemos ter dois pinheiros na frente). Jonas é futebol total, é pé direito, é pé esquerdo, é cabeça, é meio, é direita, é esquerda, é um jogador que tem de jogar sempre neste Benfica. Ele e Gaitan são os jogadores mais perfumados do Benfica, e que trazem alguma cor ao nosso futebol, em geral, cinzento.

Por fim, ontem ganhámos bem, sem sobressaltos. Continuo no entanto a gerar que a subida de rendimento é do individual e não do colectivo. Não noto assim tanta melhoria nas ideias da equipa. A malta é que anda a tocar o seu instrumento cada vez melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário