16/01/16

Dias em que não se deve sair de casa


Foi uma má noite. Uma noite que deveria ter sido descansada, que deveria ter decorrido de forma natural com uma vitória do Sporting.

Reduzir o que se passou ontem ao lance do penalti é ridículo e não faz sequer sentido tendo em conta o resto do jogo.

O Sporting não entrou bem no jogo e nunca chegou a jogar bem. Foi uma noite de falta de inspiração de todos, que mesmo assim deveria ter resultado em vitória. A equipa não foi capaz de segurar o resultado que tinha conseguido mais com alma do que qualidade, também por culpa de um Tondela que não levou o esperado autocarro, defendendo razoavelmente.

Acho ridículo reduzir o jogo ao lance do penalti porque é uma decisão muito difícil.  O árbitro não é bom? Verdade, lembro-me do jogo da equipa B que Bruno de Carvalho falou e de mais uns quantos espalhados entre 1ª e 2ª Liga. A decisão não deixa de ser muito difícil por causa disso. Já revi o lance várias vezes. No ângulo por trás da baliza, Patrício parece tocar primeiro na bola com o pé direito. Não consigo perceber se toca com a outra perna no adversário. Daí dizer que é um lance de uma dificuldade extrema. Tem de ser decidido na hora. Se eu, em casa sem pressão tenho dúvidas, no estádio é tudo muito mais rápido e a decisão tem de sair na hora. Até admito que possa não ser penalti, mas é tão em cima que duvido que na hora não tomasse a mesma decisão que o árbitro. Sendo penalti, a expulsão é óbvia.

Futebolisticamente falando, há outro erro no lance. 
Patrício está demasiado atrás. Não é um problema de modelo, é um problema do jogador. Patrício é muito bom guarda-redes, mas não é excelente por pormenores como este. Tem de estar mais à frente e servir de defesa nestes lances. Júlio César tem feito isto N vezes este ano, graças à grande capacidade defensiva de Rui Vitória. Lá está, é qualidade do jogador, não é do modelo. 

Jesus terá de ter atenção a este pormenor, assim como a Ewerton. Estranhei um pouco quando ouvi o treinador do Sporting a pedir outro central. Tobias só vai parar 5 semanas. Ontem percebi a razão. 
Os problemas físicos impedem que Ewerton jogue o que sabe. Tanta paragem não permite que ganhe ritmo competitivo, que consiga acompanhar o jogo em todos os momentos. É Ewerton que coloca o jogador do Tondela em jogo no segundo golo. Os outros 3 defesas estão alinhados e à frente do adversário, Ewerton está atrás e impede o fora de jogo. É pena, o jogador tem qualidade, não parece é ter pernas para a mostrar.

Seguimos em primeiro, mas a margem para errar esvaziou-se ontem.

Pós-jogo

Quanto às declarações de Bruno de Carvalho, dou o desconto por terem sido feitas a quente, mas não podem acontecer daquela forma. Há muita coisa errada no nosso futebol, sem dúvida. Há muita podridão e isso revolta qualquer um. Mas não é a fazer posts no facebook que se resolve o que quer que seja. Não é a mostrar penaltis mal assinalados a favor de outros que se resolvem os problemas. Podemos alertar para certas situações que ocorrem? Sem dúvida. Há muita razão nos conteúdos que o presidente do Sporting aborda. Mas passado 3 anos não perceber que a forma pode afectar bastante a forma como a mensagem é recebida, é difícil de compreender. Especialmente tendo em conta os muitos aspectos positivos deste mandato. 

Ps: Não tem sido por acaso que têm existido menos actualizações aqui no blogue. Este clima de informação e contra-informação é muito giro, é o que todos gostam. 
Não é o que nós gostamos por aqui e tem levado a que cada vez menos tenhamos vontade de falar de bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário