22/09/12

A cama de Sá Pinto


Incrível como todos nos dão como mortos, como já tendo sido ultrapassados pelo Braga, que só servimos como motivo de chacota, que já não contamos para a discutir os títulos das provas onde estamos presentes, mas ainda servimos para vender e ser a capa dos 3 desportivos.

Hoje o tema é Sá Pinto. A contestação que tem sofrido de dentro e de fora. Ora os jornais não são insensíveis a isso. Não se referindo a ninguém em específico, diz-se que o sistema de jogo é questionado, que há más relações com certos jogadores. Ora se bem me lembro já Adrien não falava com Sá Pinto e acabou por renovar. Ou é parvo e mentiroso ou os jornais mandaram barro à parede a ver se colava. 

E tudo isto resulta. Os adeptos descontentes lêem e ouvem o que querem, uma vez que ninguém da direcção é capaz de aparecer e defender a sua escolha. Godinho escolheu o caminho fácil quando apontou Sá Pinto como treinador. O trabalho nos juniores estava a ser bom e era Sá Pinto, um ídolo dos adeptos, um Sportinguista, um que é como nós. Como escrevi na altura, se corresse bem Sá era um herói e Godinho um visionário, mas se corresse mal Sá era o vilão e Godinho passaria incólume.

Basta lerem o que tenho escrito desde o início da época para perceberem rapidamente que não livro Sá Pinto de algumas culpas. Tem tido alguns erros na escolha da equipa e da estratégia, mas essencialmente de discurso. É óbvio que tem de defender os seus jogadores e as suas ideias, mas não pode dizer que está muito forte, que os maus resultados apenas são devidos à falta de sorte ou à injustiça do futebol. Futebol não é justo ou injusto, é uma bola dentro de uma baliza. Quem o faz mais vezes, vence mais jogos e é mais provável que ganhe competições. E é essa a principal falha desta equipa. Quem anda nas apostas ou nas fantasys deve ter o Sporting como uma boa equipa para apostar em como não vai sofrer golos. Mas também a deve ter como uma equipa que não os vai fazer. As defesas ganham campeonatos, mas para isso os ataques têm de ganhar jogos. 

Embora não consiga ilibar Sá Pinto destas culpas, acho que sofre de algo que já é recorrente nos chamados "dirigentes da continuidade", a falta de apoio aos seus treinadores. Foi assim com Paulo Bento, Carvalhal, Paulo Sérgio ou Domingos. Competências à parte, todos eles não foram devidamente escudados e apoiados pela estrutura dirigente. E todos nos lembramos da última vez que Godinho disse que apoiava incondicionalmente um treinador. Pois, cheira-me que só haverá alguém a falar quando for para dar o beijo de Judas. Estão a fazer-lhe a cama e os jornais estão a contribuir para isso.

Despedir Sá Pinto seria voltar novamente ao zero, novamente ao risco,possivelmente a alguém escolhido à pressa e em última análise, apenas serviria como mais um balão de oxigénio para a direcção. Porque como o clube está financeiramente, duvido muito que se consiga encontrar nesta altura um treinador bom o suficiente para pegar neste plantel e conseguir superar os pequenos truques que o nosso campeonato apresenta para quem não o conhece bem.

Acham que despedir Sá Pinto é a solução nesta altura ou o problema é bem maior que o treinador?

3 comentários:

  1. Considero que despedir Sá Pinto será pior do que mantê-lo. O que desejo e anseio é que (e avaliar pelo que vem hoje no CM, por ex) que alguém acima da cúpula explique ao Sá Pinto que birrinhas de balneário não são possíveis neste momento particular da época e que todos são necessários para ajudar o Sporting a apanhar o comboio dos da frente. Estou-me a referir ao aparente diferendo que existe entre o Sá e o Insúa.


    Espero que o Sá Pinto abra os olhos, expanda o seu horizonte e que veja que há vida para além do Gelson e Elias juntos a meio campo. E que também há Labyad, Viola, Insúa e Schaars.

    Creio que o que decidirá a continuidade do Sá Pinto será o jogo do Dragão. Se até lá não perdermos pontos, outra vez, na Liga..

    SL

    ResponderEliminar
  2. O CEDRIC NÃO JOGA NADA. CRUZA DO BICO DA GRANDE ÁREA, NÃO VAI À LINHA, É MUITO PREVISÍVEL, PORQUE JOGA COLADO À LINHA E NUNCA CORTA PARA DENTRO, NAS COSTAS DO PORTADOR DA BOLA, POR EXEMPLO. É POR ISSO QUE O MÉDIO QUE JOGA NO LADO DIREITO É FACILMENTE MARCADO, SEJA CARRILLO, CAPEL, IZMAILOV, JEFFREN, ETC. PENSO QUE PEREIRINHA JOGARIA MUITO MELHOR A DEFESA DIREITO. QUANTO ÀS BOLAS PARADAS, SÓ TEMOS DOIS JOGADORES DE JEITO, JEFFREN, PRÓXIMO DA ÁREA E INSUA, LONGE DA GRANDE ÁREA. O PONTA DE LANÇA WOLFSWINKEL É FRAQUINHO, JOGA POUCO DE CABEÇA, É LENTO, POUCO AGRESSIVO, E, APESAR DE REMATAR COLOCADO, REMATA COM POUCA FORÇA. O ESQUEMA DE JOGO NÃO PRESTA, TENDO EM CONTA AS CARACTERÍSTICAS DOS JOGADORES. DEVERÍAMOS JOGAR EM 4-4-2. DEIXO-VOS A MINHA EQUIPA: RUI PATRÍCIO; PEREIRINHA, BOULAHROUS, ROJO, INSUA; RINAUDO (ADRIEN), ELIAS, PRANIJC (CAPEL), ISMAILOV (LABYAD); JEFFREN (VIOLA), CARRILLO.

    Os jogadores entre parentesis são os jogadores suplentes que poderiam entrar no decorrer da partida, para substituirem jogadores lesionados, ou, por opção técnica.

    Abraço leonino.

    ResponderEliminar
  3. @Captomente
    Eu tenho muita dificuldade em aceitar o que quer que venha do CM. Mas sim, tudo isso é estranho.

    Eu confesso que não vejo em Gelson mais do que um rapaz esforçado e com boa vontade. Futebolisticamente é zero. É o meu saco de boxe deste ano. E não me tem provado o contrário

    Sinceramente acho que o jogo do Dragão não pode ser um jogo onde se decide um destino de um treinador. Porque esse é um jogo onde uma derrota ou um empate é algo "normal". É óbvio que é para ganhar, mas esses jogos no campeonato são o extra. Sem pontos consideráveis nos outros 26 jogos, esses não contam para nada.

    @Anonimo
    Com a parte de Pereirinha/Cédric concordo em certa parte. Acho que Cédric tenta sempre da mesma maneira. Não acho que Pereirinha pudesse ser um upgrade total ao primeiro. Até toma melhores decisões a atacar, mas a defender é de jogos.

    Quanto ao esquema não concordo. É muito complicado conseguir visualizar uma equipa em 4-4-2 com 2 extremos a jogar na frente.

    ResponderEliminar