10/12/12

Longe de ter sido fácil


Foto: Record


O Benfica tem de se mentalizar que para ser campeão e para seguir em frente nas competições europeias, tem de conseguir impor o seu jogo contra equipas moralizadas.
O Sporting está num momento débil. Mas entrou motivado. Já dizia o outro, um derby é sempre um derby e vice-versa. E isso custou caro ao Benfica, na 1ª parte.

Temi o pior para Maxi. Com Capel pela frente, viu o amarelo e continuou a atacar à vontade, sem ter cuidado com o espaço que deixava nas costas. Felizmente controlou-se e não levou o 2º. Gosto muito do Maxi que joga bem, mas a verdade é que às vezes é louco e deixa de compensar a sua falta de futebol com uma boa colocação.
André Gomes não se escondeu do jogo. Não é nenhum Rui Costa, não é nenhum Witsel. Mas com 19 anos deu o peito às balas e lá andou, sempre bem colocado e sem comprometer. Começo até a achar que mais vale ser ele o titular, do que Enzo... não por ser claramente superior, mas pela colocação em campo.

A 1ª parte não teve muitas opotunidades. Livre de Insua, golo do holandês, mais uma ou duas bolas para o Benfica, salvo erro. O Sporting a ganhar fechou-se (e bem) e no contra-ataque o sozinho e abandonado Ricky (não me apetece ir ver como é que se escreve correctamente o nome do rapaz) punha a dupla de centrais encarnada em sentido.

Na 2ª parte, aconteceu aquilo que eu mais esperava: o Sporting quebrou. Se algum benfiquista negar a importância do desgaste sofrido pela equipa da casa, mente. O Sporting quebrou fisicamente, começando pelo Carrilo e Capel: ficou aqui sem contra-ataque. Mesmo assim ainda atirou uma ao poste. O Benfica pode então soltar-se mais na frente, sem ter medo do que deixava nas costas. O Maxi que o diga, que fez uma 2ª parte muito melhor.

E se algum Sportinguista negar também a superioridade do Benfica na 2ª parte, mente. Pode ter sido a questão física, mas o facto é que o Benfica esteve muito melhor na 2ª parte.

Individualmente destaco o bom jogo de Lima, o posicionamento de André Gomes e Cardozo, por ter marcado 1 (ou 2, visto que o primeiro golo parece claramente auto-golo), mas essencialmente por estar em todos os lances do golo.

E pronto, meio campeonato da 2ª circular já está. Levamos vantagem, com 3 golos fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário