10/05/13

O treinador do Sporting


Depois de ver mais uma capa do Record que afasta ainda mais Bruno de Carvalho de Jesualdo Ferreira (com tanto afastamento já deve estar um em Barcelos e o outro em Faro).
 
Até acredito que as coisas não estejam resolvidas. Até acredito que o Professor possa não ficar por não concordar com o modelo que lhe é proposto (seja ele qual for). 
 
E tenho pena. Deixarmos sair um treinador que segue em 1º no campeonato, está na final da Liga Europa e na final da Taça é uma pena. Então se pensarmos que o nosso plantel conta com craques como Alex Sandro, Danilo, João Moutinho, Jackson Martinez e Lucho Gonzalez, mais pena tenho. Ah o Jesualdo não é nenhum dos dois que pode acabar amanhã com a corda no pescoço em caso de derrota?
 
Realmente é uma pena que adeptos do Sporting perguntem "porque é que Jesualdo é assim tão bom se quando chegou estava a 6 pontos da Europa e agora estamos a 3?"
 
Ora com um pouco de matemática explicam-se 2 ou 3 coisas. Jesualdo em 45 pontos possíveis fez 24. Parece pouco eu sei. Ora isso dá uma média de 1,6 pontos a cada 3. Num campeonato de 30 jornadas isso dará 48 pontos. O Braga segue em 4º com 49...Ora juntando as duas vitórias que (dê por onde der) vamos conseguir, a média sobe para 1.76. No tal campeonato de 30 jornadas temos 53 pontos aproximadamente. Não sendo fantástico, era um quarto lugar.
 
Mesmo sabendo que o futebol é do menos exacto possível, isto dá-nos uma ideia de porque é que Jesualdo parece tão bom aos olhos de tanta gente. É só pensar que jogou permanentemente com 3 ou 4 miúdos de 18/19 anos numa equipa que tem 0 jogadores acima dos 26 a jogar de forma regular ( Schaars entrou em bocados dos últimos 3 jogos). Curiosamente também foi com o seu comando que se teceram novamente grandes loas à formação do Sporting, nos jogos em que o Sporting apresentou melhor qualidade exibicional em toda a época. "Estes putos são um orgulho". "Pelo menos lutam!". "Craques do futuro!".  Bem mas quando erraram já eram "Putos sem andamento para este campeonato" não é?

A coerência sempre foi um defeito dos Sportinguistas. Porque não a têm.

2 comentários:

  1. Quando for conhecido o nome proposto pelo Bruno vamos ver se não era melhor ter ficado quieto. Duvido que venha aí um treinador que já tenha sido campeão três vezes nalgum lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter sido campeão no Porto é sempre ser campeão no Porto. Já se sabe que se tem de dividir o mérito por 3 e somar 0,2 . É sempre mais fácil ser campeão a Norte do Douro que na 2ª Circular. Por tudo. Pela estrutura, pela fruta, pelo café.

      Mas que acho que não se devia meter mais um Professor no desemprego, lá isso acho.

      Eliminar