21/06/13

Bons sinais em Alvalade

Confesso que até eu já estranhava a demora na entrada dos investidores que Bruno de Carvalho havia prometido em período eleitoral.
 
Ora foi comunicado à CMVM a entrada de 20 M de euros. Segundo o Jornal de Negócios, será capital angolano. Depois de anos e anos a ser defendido que se devia montar uma estrutura à Porto, o Sporting financia-se à Benfica.
 
Foi também marcada a prometida AG onde será exposta a reestruturação financeira e, espero eu, explicado em que estado se encontra a Auditoria de Gestão.
 
Confesso que sou um leigo em questões financeiras. Não percebo bem o que são VMOC's (basicamente se não as comprarmos ao fim de 12 anos podemos perder a maioria na SAD é isso?), mas as promessas estão a ser cumpridas, pese embora a reestruturação financeira já viesse alinhavada do mandato do Rei dos Paquetes.
 
Espero então que me expliquem bem as coisas na AG. Os sinais são bem positivos.

3 comentários:

  1. Nalitzis,

    em rigor nao entra capital nehum na SAD. Trata-se apenas da transferencia de 20 milhoes de passivo em 20 milhoes de capital social, sem entrada de dinheiro.

    Os detalhes desta re-estruturacao financeira correspondem de forma geral a transferencia de valores de um sitio para outro (como o valor da extensao do prazo de exploracao do estadio) sem adicao de valor (no caso da extensao do prazo de exploracao do estadio, esta-se apenas a antecipar a contabilizacao dessa exploracao, pois quando a exploracao contratualizada chegasse ao fim iria sempre ser extendida, como julgo ser obvio).

    As VMOC's sao um bocado como irrelevantes, no sentido que julgo ser duvidoso que o clube no prazo estipulado tenha em caixa o montante (80 mlhoes de euros?) para as re-comprar. Entao das duas umas, ou se faz uma emissao obrigacionista nesse valor para as recomprar, ou se fica ao criterio dos seus detentores para saber se eles as convertem em accoes (e ai pode-se perder a maioria da SAD, de forma imediata ou faseada, a medida que mais detentores forem efectuando essa conversao, caso nao tenha de ser feita de forma imediata), ou arranja-se um novo investidor, que entre com esse valor e se substitua aos detentores das VMOCs (e ai tambem se perde a maioria da SAD). Mas isso ja vinha de traz, como disse.

    O ponto que nao me agrada e' a supressao do direito de preferencia para os novos investidores, que julgo querer dizer que se tratara de um aumento de capital sem atribuicao de direitos aos actuais accionistas, que lhes daria a capacidade de subscrever nesse aumento de capital para nao ver a sua posicao na sociedade diluida.

    Por outro lado, falar dos novos 18 milhoes. Se nao for referido na AG quem sao, a unica conclusao a tirar e' que ainda nao existem e que o valor referido e' apenas aquele que matematicamente dara a maioria da SAD para o clube. Portanto corresponde a uma intencao de ir procurar quem esteja disposto a investir 18 milhoes na SAD.

    Na realidade, tudo somado, nao e' nem negativo nem positivo. E' um bocado insonso e nao e' diferente do que seria com a anterior direccao.

    ResponderEliminar
  2. Foi o que referi no texto João, destas questões não abro muito a boca porque não as entendo completamente. Pareceram-me bons sinais haver algo que se aproxima do que foi prometido. Até posso estar a ser completamente enganado, que não sou capaz de perceber este "mundo". Percebo tão pouco destes negócios que julguei que os 20M entravam, mas a explicação que me deu foi óptima para me esclarecer.

    Quanto ao investidor acho que é muito difícil de arranjar, seja por Brunos, Godinhos ou Couceiros. É complicado convencer alguém a meter dinheiro neste Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Transformar divida em capital não acrescenta valor?!? Para os accionistas anteriores talvez não mas à SAD acrescenta e não é pouco.
    VMOC é um tipo de obrigações (que em si são títulos que dizer "eu devo-lhe x") que em caso de incumprimento, ou seja, de não serem pagas no vencimento, em vez de irem para tribunal obrigar a sociedade a cumprir os seus detentores tornam-se accionistas da sociedade que emitiu as obrigações. Ou dito de outra forma, mais uma vez, divida a terceiros é transformada em capital.
    A diferença aqui é que o Sporting clube perde a maioria do capital da Sporting SAD e isso pode ser problemático. Ou apenas parecer a alguns sócios. Relembro que nas ultimas eleições já havia quem defendesse essa possibilidade como desejável.

    ResponderEliminar