23/08/13

Jorge Jesus ou o escudo de Luís Filipe Vieira




Pela milésima vez, o catedrático não é um treinador perfeito. Mas será ele o responsável pelo planeamento desta época? Pela patética política de contratações? Pelos reforços em posições que não precisavam de ser reforçadas? Pelas saídas inevitáveis que ninguém vai saber quais são? Só a título de exemplo, há aí clubes que já arrumaram isso há coisa de um mês. Já sabem qual é o plantel, quem vai jogar. E agora nem que se cheguem com um valor absurdo à frente alguém vai sair.

Estamos a 22 de Agosto e ainda não vendemos nenhum jogador que permita ao Benfica fazer o significativo encaixe financeiro que temos de fazer todos os anos. E porquê? Estamos tranquilos em relação a isso? Porque contratámos em demasia e agora temos muitas opções, temos jogadores em excesso?

Não há fome que não dê em fartura, lá isso é verdade. Este ano contratamos 3 centrais e não vendemos nenhum ainda, por exemplo. Entretanto, Jesus continua a jogar com os seus dois centrais mais utilizados, tendo feito a pré-época toda com a ideia de que Garay e Luisão seriam os titulares. De repente um deles sai (por exemplo, Garay) e vamos lá entrosar mais dois jogadores já com as competições a decorrer.

Quando Vieira renovou com Jesus (encheu-se de coragem e fez o contrário do que toda a gente queria) até pensei "este tipo está a aprender", mas assim que chegou a época de transferências deu logo para perceber que não. O caso Cardozo, com Jesus a dizer que estava tudo OK com o paraguaio. O negócio Roberto. A fantástica contratação de Funes Mori. A indefinição nas entradas e saídas. A curta estadia de Fariña em Lisboa.

É mais fácil culpar Jorge Jesus por tudo o que está mal no Benfica. É mais fácil porque não há 83% de votos na sua pessoa. É por e dispor, como uma peça de xadrez. O lugar de treinador do Benfica sempre foi assim para o adepto comum.

Queixam-se da areia que Vieira manda para os olhos dos benfiquistas. Verdade, manda e muita. Mas são por vezes os que se queixam disto são os que... não vêm nada à frente. Passam do culpar Jesus por ter insistido em David Luiz a lateral esquerdo, por ter utilizado Emerson uma época inteira, por ter feito aquela substituição mal naquele jogo, para o extremismo de achar que foi ele que embirrou com Cardozo, que "vendeu" Roberto e que insistiu e até foi buscar Funes Mori ao aeroporto.

Com um presidente mais recente, eu diria que era urgente arranjar alguém que mandasse no futebol. Um director desportivo. Alguém pago para gerir os destinos do futebol do Benfica. Com esta andorinha há tanto tempo no poleiro, acho que seria urgentíssimo arranjar não só o director desportivo, como tirar de lá Vieira.

Não vou dizer que não tenho expectativas para esta época, porque seria mentira. Estou apenas a aguardar pelo encerramento do mercado de transferências para ver o que é que pode sair daqui. Entrar, fala-se em Júlio César e que nos ia custar muito todos os meses, mas o que seria mais urgente, um guarda-redes ou um lateral-esquerdo digno da posição, ou até um médio que funcione como alternativa a Matic?

Diz-se que Jesus no Porto iria ganhar tudo. Porque será? Se calhar é porque lá em cima fazem as coisas bem feitas e o treinador só tem de meter 11 de cada vez a jogar...

P.S.1 - Ainda há 6 jogos Jesus era o melhor treinador do mundo, lembram-se? Ninguém falava na estrutura ou no planeamento fantástico que a época anterior teve.
P.S.2 - Despedir Jesus agora seria 10 vezes pior que despedir Jesus em Junho passado.
P.S.3 - Se alguém manda uma boca à direcção, é abutre. Como o fantástico Luisinho (que não prestava) manda uma a Jesus, ele é que sabe a verdade!
P.S.4 - Manifestações em dias de jogo? Sem comentários

2 comentários:

  1. Para se ter sucesso é necessário ter condições de equidade.
    Se querem saber quantos penaltis e expulsões o Pedro Proença já marcou a favor ao Porto ou Benfica e a sua influência na alteração da pontuação final, consultem o resumo de arbitragens por clubes nos últimos 5 anos no blog:
    http://influenciaarbitral.blogspot.pt

    o critério utilizado neste blog para determinar de uma forma objetiva a influência das decisões arbitrais relevantes (penalti ou expulsão) na repartição final dos pontos, classificou-se todos os pontos acrescentados diretamente por um último golo de penalti ou após uma expulsão, como pontos acrescentados com influência arbitral.
    Nos últimos 5 anos o Porto já beneficiou de 12 decisões arbitrais favoráveis nos 13 jogos arbitrados pelo Pedro Proença, aproveitando para melhorar o seu desempenho desportivo em 7 pontos acrescentados através de um último golo de penalti ou após uma expulsão do adversário. Pelo contrário nos 11 jogos do Benfica que o Pedro Proença arbitrou nas últimas 5 épocas, em consequência de penaltis e expulsões contra o Benfica acabou por sofrer golos que o obrigaram diminuir o seu rendimento desportivo em (-3) pontos. Aliás com o Pedro Proença, o Benfica só tem 39% de aproveitamento dos pontos em disputa nesses 11 jogos, quando em média nos últimos 150 jogos arbitrados por todos os árbitros teve um aproveitamento de 76,4% dos pontos em disputa.

    http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Resumo%20de%20arbitragens%20por%20clube%20%285%20%C3%A9pocas%29

    ResponderEliminar
  2. Faz lá as contas do Duarte Gomes em relação ao Benfica.

    ResponderEliminar