09/10/13

A grande vitória de Jardim : Marcos Rojo


Para muitos o actual Sporting tem outros destaques. William, Montero e Adrien à cabeça. É verdade que têm sido preponderantes no bom arranque desta época. Considerando que William e Montero vieram de fora e Adrien já havia demonstrado o seu talento, quer no Sporting quer em Coimbra (apenas não de forma tão regular), Rojo é a grande obra de Leonardo Jardim, face ao que o argentino produziu o ano passado.
 
Rojo foi apontado há 1 ano atrás como reforço para a lateral-esquerda do Benfica. Rojo é o lateral-esquerdo da selecção argentina. Chegou a Alvalade para central e salvo 2/3 jogos, foi medíocre durante toda a época. Culpa de Sá Pinto, Oceano, Vercauteren ou Jesualdo? Talvez um pouco. Falta de talento do rapaz? Pés ele parecia ter. Falta de inteligência? Não era faltar, não existia de todo.
Rojo era um jogador "burro e nervoso", capaz de estragar em 5 segundos o trabalho de 90 minutos. Era um desperdício pelas suas capacidades físicas, alto, rápido e possante. Características difíceis de arranjar num central sem pagar muito por ele. Muitos se questionavam como serial possível ser titular de uma selecção argentina. Eu incluído.
 
O recomeço com Jardim não foi o mais auspicioso. Os problemas de posicionamento e concentração pareciam não estar ultrapassados, em particular depois de ser batido em 3 dos 4 golos sofridos no torneio do Guadiana.
Com a sua lesão no início da época e a venda de Illori, a dupla Dier-Maurício parecia ser aquela com que o Sporting atacaria esta época. Rojo voltou a tempo e Jardim não hesitou em apostar nele novamente.
 
Foi um arranque lento. As falhas não eram graves, mas parecia que a principal lacuna deste Sporting seria sempre o jogo aéreo na zona central da defesa. Em 4 golos apenas 1 foi sofrido dessa forma, contra o Rio Ave. A defesa vive em sobressalto por essa lacuna? Raramente. Em 7 jogos apenas há duas oportunidades claras de golo. Contra o Olhanense por Diakhité e contra o Benfica por Rodrigo. Parte disso é devido ao bom jogo aéreo de Maurício, mas também ao de Rojo.
 
Marcos Rojo é um jogador totalmente diferente esta época. Antes era um joker, capaz de um grande corte e de logo a seguir dar a maior "casa" da época. Hoje o argentino é um jogador fiável, capaz de estar concentrado durante 90 minutos, capaz de se posicionar em função dos seus colegas de sector e não de jogar por si. Numa liga onde Luisão e Maicon se tornaram referências por serem razoáveis e "certinhos", Rojo poderá chegar a um nível superior. Ainda não estará ao nível dos compatriotas Otamendi e Garay (os melhores centrais do campeonato em minha opinião), mas não tardará a fazer-lhes companhia. Mérito de um madeirense de pouco cabelo.

5 comentários:

  1. Concordo com esse teu elogio ao Rojo. Os seus índices de concentração melhoraram bastante. Mas, também toda a equipa do Sporting melhorou. Jogam como equipa e não como um conjunto de individualidades. Por isso, o sucesso até agora.

    Sobre o argentino, acho que pelas características físicas dele, e pelas características do seu pareceiro de sector, deve melhorar o seu jogo de antecipação e de marcação ao avançado de referência durante 90 minutos.

    Fazendo isso, dificilmente irá permanecer em Alvalade por muito mais tempo. Esse poderá ser o senão... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é óbvio a melhoria da equipa leva à melhoria do jogador.
      Mas quando houve aquela ligeira melhoria com Jesualdo no fim da época passada, essa não e estendeu a Rojo. Acho que este ano é mais notório.

      Se o rapaz for bom para alguém se interessar por ele óptimo! Paguem bem e ele vai. Honestamente acho que sem lesões e confirmando-se a sua presença no mundial, para o ano já não está cá.

      Eliminar
    2. Por acaso a "melhoria com Jesualdo" foi sol que pouco dura. Acho que foi mais o efeito da "chicotada" do que propriamente da melhoria de qualidade de trabalho, apesar de ter no Jesualdo uma opinião muito positiva acerca da metodologia de treino.

      Também é importante verificar que a dupla de centrais do Sporting na época passada com Rojo e o Illori era muito jovem, apesar de teoricamente terem um enorme potencial.

      Mas, sim este ano é claramente notório. Para isso tem influência não só o conjunto, como a metodologia de treino do Jardim, mas também as características e experiência do parceiro ao lao de Rojo.

      Concordo com o teu último parágrafo.

      Eliminar
  2. só não concordo com a frase em que diz que Otamendi é o melhor central do campeonato a par de Garay...o Otamendi na minha opinião é fraquíssimo...tem a sorte de estar inserido num colectivo que esconde as suas enormes debilidades, mas ainda assim dá algumas casas

    para além do Garay, os melhores centrais na minha opinião são Mangala e Maicon...curiosamente este último é suplente do Otamendi e, na minha opinião, ainda bem...uma dupla com Maicon e Mangala seria dura de roer

    ResponderEliminar
  3. Eu vejo o Maicon dessa forma.
    Concordo que o Mangala não tardará muito a tornar-se o melhor central do campeonato. Acho que ainda se fia muito no seu poder físico e que poderá compensar uma outra falha com a sua rapidez.

    ResponderEliminar