24/01/14

A formação


Uns dizem que apostam muito na formação, mas não o fazem.

Outros ignoram-na por completo. Ou metem uma cuspideira no plantel só para dizer que têm um jogador formado no seu plantel.

Muito se diz que o Sporting voltou a apostar na formação este ano porque tem de apertar o cinto e não há dinheiro. É uma meia verdade. O Sporting fez a sua equipa titular com base em jogadores formados em Alvalade, certo. Mas o Sporting nunca deixou de apostar em jogadores da formação.

Assim de repente, desde 2001/2002, o tal ano do último título temos os seguintes jogadores formados em Alvalade a fazerem parte do plantel principal:

Beto,Quaresma, Hugo Viana, Ronaldo, Lourenço, Miguel Garcia, João Moutinho, Nani, Miguel Veloso, André Marques, Caneira, Paíto, Carlos Martins, Pereirinha, Carriço, Patrício, Djaló, Adrien, Cédric, Wilson Eduardo, Carlos Saleiro, Carlos Mané, Bruma, Illori, Eric Dier, André Santos, André Martins, Ricardo Esgaio, William Carvalho e Betinho. Uns jogaram muito, outros jogaram pouco, mas fizeram parte dos planteis principais do Sporting nos últimos 10 anos.

A lista é grande não é? Até nos anos loucos de Godinho foram lançados jovens numa fase inicial da época. Depois o descalabro foi tão grande na 2ª época que mais vieram. Sim, apenas se estrearam na equipa principal, numa fase inicial da época, André Martins e Betinho nesse dois fatídicos anos, mas outros já andavam por lá.

Sim, o Sporting virou-se ainda mais para dentro, mas também teve alguma sorte no ano em que o fez. Só é possível fazer uma equipa titular competitiva com 5 ou 6 jogadores porque estas últimas levas da Academia têm qualidade. Porque, lá está, a formação do Sporting é realmente boa. Boa a detectar talentos e boa a trabalhar, a limar esse talento. Não se trabalha bem na formação só porque se ganham mais campeonatos de juniores, juvenis, iniciados ou infantis. Trabalha-se melhor na formação quando se formam jogadores capazes de serem competitivos, quer cá dentro, quer cá fora. Basta olhar para a actual selecção nacional e perceberem a quantidade de jogadores que lá andam formados em Alvalade. Outros dizem que já são os melhores na formação e que isso se nota porque já metem mais gente nas selecções jovens. Ainda bem, que sejam mesmo bons, que finalmente tenham seguido o exemplo do que há mais de 30 anos é um caso de sucesso. O futebol português agradeceria e muito. 

A formação do Sporting sempre foi boa, simplesmente alguns dirigentes não a souberam aproveitar.
 
 
Ps: As declarações de Vitor Pereira só demonstram a podridão deste nosso futebol. Dedicar-lhe um post inteiro seria uma perda de tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário