14/01/14

Na frente. Resta saber por quanto tempo


Paulo Fonseca queria que o Benfica jogasse com dois avançados. Para isso disse que Jesus ia jogar só com um, para ver se o catedrático o contrariava e lhe dava o meio campo.

E Jesus fez-lhe a vontade. Deu o meio campo, os adeptos assobiaram, já se previa a desgraça... Estádio cheio, homenagem a Eusébio, só faltava Jesus inventar para a tarde ser horrível.

Jesus jogou como quase ninguém queria e ganhou o jogo. Contra os do norte é fundamental marcar primeiro e foi o que aconteceu. Um ou outro ameaço na baliza de Oblak, mas tudo controlado. E que gozo deu marcar o segundo após a defesa do Mãogala...

Infelizmente sou forçado a falar de coisas além jogo. Independentemente do resultado de hoje, acredito que temos condições para ser campeões. Temos tido um plantel sempre superior, mas equipa nem sempre. Mas como estamos em Janeiro, há sempre a ameaça das saídas. Tirar pedras ao treinador a meio da época é digno de uma gestão mesquinha. Vendas são no Verão. No mercado de Inverno retoca-se qualquer coisa, nada mais que isso.

Já falei várias vezes da jogada arriscada que foi manter toda a gente. E que tornou-se ainda mais arriscada com a eliminação da liga dos Campeões. E agora? Bom Jesus, agora aguenta-te à bronca e tenta ganhar o campeonato.

Fala-se de Matic, a sair para o Chelsea por uma verba não superior a 25M. Espantados? Eu não. Queriam que viessem buscar quem, o Carlos Martins? Matic é a par de Salvio o melhor jogador do plantel. E o Benfica ressente-se das suas ausências. O mau arranque de campeonato deve-se em muito à baixa de rendimento de Matic. Assim que entrou nos eixos, os resultados começaram a acontecer. E com o que li hoje, adeus Nemanja, foi bom ter-te cá.

Fala-se de Rodrigo, por uma verba de 30M ou mais. Que negócio da China. Até gosto do rapaz, mas podes ir... porque precisamos de vender. Não concordo é com a altura da venda, mas já expliquei porquê.

Fala-se também de Garay. Esta é a sua 3ª época e continuamos só com 50% do passe. Contrato acaba em 2015.Se não for agora, é no Verão de certeza.

Reduzir um mau desfecho de época à saída de um jogador pode ser exagerado, mas não temos mais nenhum Matic no plantel. Matic não é trinco como Fejsa. Não é "box-to-box" ou "8" como Amorim, ou André Gomes. Matic é Matic. Assim de repente lembro-me do que faz Toure no Manchester City. Mas que rótulo atribuimos a um jogador destes? Ataca, defende, constrói, destrói. Não temos outro igual no plantel nem vamos desencantar um de um dia para o outro.

Resta aguardar, esperar que saiam os menos jogadores possíveis, e que no próximo Verão, com o escudo na camisola (esperemos...) Vieira não faça mais uma vez uma gestão horrível das finanças. Isto é prejudicar o Benfica. 

Jesus, se ficares sem pedras no tabuleiro... desenrasca-te!

Sem comentários:

Enviar um comentário