18/03/14

Nem tudo o vento levou



2ª feira, depois de jogo europeu, jogo fora, vendaval, na Choupana, Manuel Mota. O que é que podia correr mal? Tudo.

Manuel Mota é fraco. Já o mostrou várias vezes esta época. No SCP - Nacional, no jogo da Taça da Liga lá em cima, e ontem. Continuo sem perceber se a bola bate na mão de Luisão. Se tivesse perdido o jogo estaria agora no talho do sr. árbitro a fazer sandes de calhau.

Mas continuando. Para agravar tudo o que referi no 1º parágrafo, entrámos no jogo praticamente a perder. Toda a gente se assustou um pouco, menos os jogadores. Rodrigo e Lima deram a volta em 9 minutos (que golão do sr. 30 Milhões) , e Garay deixou-nos ir para o intervalo um pouco mais descansados.

Na 2ª parte soubemos gerir o jogo, apesar do golo sofrido, fruto de uma desatenção, ainda não percebi bem de quem. Deu para assustar novamente, mas Garay armou-se em ponta de lança outra vez e garantiu os 3 pontos.

Este jogo fez-me lembrar um Naval- Benfica da época do último título de campeão nacional. Porque começou mal e porque acabou bem. A resposta dos jogadores foi enorme, tal como ontem, e nunca ninguém perdeu a concentração do que tinha para fazer.

Talvez devíamos dar também o mérito ao vento que se fazia sentir. Porque na 1ª parte beneficiava quem atacava (nós), e porque na 2ª beneficiava quem defendia (também nós) segundo os senhores do canal de TV que transmitia o jogo. Incoerência ao nível de uma discussão de café.

Ainda falta muito (demasiado) para o final do campeonato. A vantagem mantém-se confortável, mas como o mister Jesus disse, basta empatarmos um jogo para ficar tudo desconfiado. E com isto surge o medo das Taças. Além de complicarem o calendário (jogos de 3 em 3 dias) podem mexer com a equipa. Com a equipa talvez não mexam muito, porque o plantel já revelou ter estofo para lidar com coisas que correm menos bem, mas dá para todos os benfiquistas entrarem em pânico, pedirem a cabeça do treinador, do presidente, do guarda-redes e até dos apanha-bolas. 

Calma. É o que é preciso mais.
Continuo a achar que não vamos ganhar todos os jogos até ao fim, mas também acho que se continuarmos com esta vantagem, chegaremos a bom porto. Perceberam? Bom porto. Adiante.

5ª feira lá vem a armada inglesa com a fome toda, pois têm de marcar 3 golos. Muita cautela, e uma rotação (se possível) parecida há que foi feita no jogo da 1ª mão.

Depois Académica em casa (saudades do autocarro do P. Emanuel), Porto fora (Taça) e Braga fora (campeonato). Até me benzi ao escrever isto. Tanto Sporting como Porto não têm calendários fáceis (Sporting tem menos jogos), mas dos 7 jogos para o campeonato que faltam, o Benfica tem 4 em casa e 3 fora (Braga, Arouca, Porto). Não podemos tremer, especialmente em casa.

Em relação às outras competições, é ver no que dá, se passarmos o Tottenham temos de aguardar sorteio, a Taça de Portugal é para eliminar o FCP, e na Taça da Liga também (e ainda nem se sabe quando é o jogo).

Continuem sem respirar, porque isto vai ser um sufoco até ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário