21/04/14

Benfica campeão. E agora?



Vou tentar não fazer já um rescaldo da época, até porque esta ainda não acabou.

Ontem os jogadores entraram ansiosos, e o festival de oportunidades desperdiçadas na primeira parte reflecte isso mesmo. Na segunda parte, provavelmente depois de um intervalo com Jesus ao telemóvel no balneário, resolveu-se o jogo em 5 minutos. Festa instalada a meia hora do fim.

A época ainda não acabou. Há uma Taça de Portugal onde somos favoritos (acho que ninguém me vai chamar lampião por o dizer) e uma Liga Europa que, apesar de muito difícil face ao próximo adversário, é enfrentada já com o campeonato no bolso. 

Uns dirão que com um plantel destes qualquer um ganhava. Talvez, pelo menos o campeonato. Mas acho que o campeonato ganhou-se quando Vieira, contra a maioria, manteve Jorge Jesus ao comando da equipa. O resto? Juntar 3 competições (mesmo que não ganhas, mas discutidas até à última) não pode ser só do plantel. Pena que Vieira, para fazer uma boa decisão, faça 3 ou 4 erradas. Ainda esta época se viu. Mas isso fica para outro post mais tarde...

Jesus trouxe o Benfica para um patamar muito superior ao que estávamos habituados a ver desde os anos 90 até 2009. Devia ter ganho mais? Devia. Se em 2010/2011 o Porto foi arrasador, na época seguinte fomos incompetentes, com alguma ajuda de outras coisas, e no ano passado, diria que 90% do que se passou foi azar. Sim, azar. Também existe, tal como existe a sorte.

Fico sempre com a Liga dos Campeões atravessada na garganta... porque não conseguimos passar a fase de grupos. O Benfica tem de o fazer, ano após ano. É a este nível que o Benfica ainda falha. Na Liga Europa, uma prova de 2ª linha, já se torna mais fácil chegar a estas fases. Ganhar é outra conversa.

Tal como disse, não quero fazer já um rescaldo. Porque tenho muito a dizer sobre o plantel, sobre Vieira, sobre o que aí vem para a próxima época. E é de uma importância vital ganhar um bicampeonato. 


Sem comentários:

Enviar um comentário