22/04/14

Objectivo cumprido com pastéis na sobremesa


Mais do que o segundo lugar e o consequente apuramento para a Champions, a vitória de sábado carimbou o verdadeiro objectivo da época, que o Sporting voltasse a ser grande, a ser temido. Temido porquê? Por todo o trabalho que foi feito este ano.

Olhando para trás na época apenas se vislumbram 3 derrotas. 2 no campeonato e uma na taça, já no prolongamento. Todas elas em casa dos nossos mais directos rivais. No fundo em quase toda a época conseguimos fazer valer o orçamento superior que tínhamos face a quase todas as equipas. Quando nos deparámos com os superiores apenas vencemos uma vez, empatando duas e perdendo outras duas, sendo declaradamente inferior em apenas um destes jogos.
A questão é que os orçamentos podem pesar numa maratona (o Benfica aproveitou muito bem o seu, parabéns pelo merecido título), mas só o fazem se acompanhados de competência. No Benfica ela existiu, no Sporting também, mais a norte não.

É através desta pequena análise que podemos perceber o que foi muito bem trabalhado no Sporting. Apenas permite à melhor equipa celebrar o título a duas jornadas do fim e deixa o anterior campeão nacional a 8 pontos (para já). Isto com uma equipa com um orçamento de cerca de metade dos concorrentes, podendo terminar a época com mais de 70 pontos, algo muito pouco visto em Alvalade nos últimos anos.

O Sporting termina esta época a respirar consideravelmente melhor do que a anterior, mas também com a consciência de que a próxima época ( vou falar dela um dia destes) não será o mesmo mar de rosas. Será mais exigente a todos os níveis (competitivo e expectativas), mas assentará em bases sustentadas criadas por este ano 0. Que a estrutura a saiba trabalhar tão quanto o fez este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário