20/05/14

Benfica: rescaldo da época e planos para o futuro

Se recuarmos até Maio/Junho do ano passado, viviam-se tempos atribulados. Três competições perdidas em 2 semanas, do céu ao inferno, 95% dos benfiquistas pediam a cabeça de Jorge Jesus e ainda estavam bem vivas as memórias daqueles empurrões no final da Taça. O Benfica ia para férias com um trauma enorme. Hoje, praticamente 1 ano depois, importa fazer um rescaldo do que se passou desde então.

Caras novas no plantel. Siqueira, Cortez, Sílvio, Djuricic, Sulejmani, Markovic, Fariña, Lisandro, Steven Vitória, Oblak, Mitrovic... uma tentativa óbvia de dar muitos jogadores ao treinador, e outros negócios meio estranhos. Siqueira acaba por chegar no último dia de mercado, já com duas jornadas cumpridas. O nosso melhor lateral esquerdo chegou à última da hora. Isto diz muito do que por vezes se faz no Benfica.

Campeonato

Para variar começámos mal. Ainda nem se tinham jogado duas jornadas e já se pedia a cabeça do treinador. Depois uma vitória mais que sofrida em casa com o Gil Vicente, onde o Benfica faz dois golos nos descontos, com lenços brancos nas bancadas. 
Destaque pela negativa também os empates em casa com os recém promovidos Arouca e Belenenses. Pela positiva, as 11 vitórias seguidas desde Fevereiro (uma série que começou contra o Sporting em casa) e que nos deram o título. 
Destaco as vitórias frente a Sporting e Porto em casa, e na Choupana frente ao Nacional por 4-2. 

O Benfica acaba a época com 28 jogos seguidos sem perder, e com uma série de 11 vitórias consecutivas. 23 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. 58 golos marcados e 18 sofridos.

A meu ver, um campeonato bastante positivo. Não esperava perder pontos com 2 equipas recém promovidas em casa, mas também não esperava que ganhássemos tantos jogos fora, onde as escorregadelas seriam mais prováveis.


Taça de Portugal

A caminhada começou frente ao modesto Cinfães, onde só vencemos por 1-0. Golo de... Ola John.
Logo na eliminatória a seguir, um dos jogos mais memoráveis da época. O 4-3 ao Sporting, após prolongamento. Estes derbys são sempre especiais, ainda para mais na Taça de Portugal. Um hattrick de Cardozo na 1ª parte, e um frango de Patrício no prolongamento. Ainda o fantasma de sofrer um golo em cima dos 90.
Gil Vicente e Penafiel derrotados, e finalmente uma derrota para o Benfica, no estádio do Dragão. Jesus apresentou um 11 com mudanças, e há quem diga que podíamos ter saído de lá de saco cheio. No entanto, na 2ª mão em casa, outro jogo memorável. Talvez o mais memorável da época, onde se venceu por 3-1, com 10 desde os 28 minutos, e com um grande golo de André Gomes.
Na final, e com a equipa desgastada, venceu-se o Rio Ave, sendo assim o 3º título da época.


Europa

10 pontos deveriam chegar para passar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas não. Os dois jogos com o Olimpiacos foram terríveis. Empate na Luz numa noite de tempestade, e derrota na Grécia com uma super exibição de... Roberto.
O Benfica caiu então para a Liga Europa. As expectativas de sucesso na competição subiam, mas nada me faria pensar na final. 2 finais europeias seguidas? Achava que não éramos capazes.
PAOK, Tottenham e AZ Alkmaar foram eliminados sempre com uma grande rotatividade do plantel. A prioridade era o campeonato, dizia Jesus. Viriam a seguir-se dois jogos com a Juventus, sendo o de Turim um jogo de sofrimento, acabando o Benfica com 9 em campo. Na teoria a equipa mais forte em prova estava eliminada. No entanto, e privado de 3 jogadores importantes, o Benfica não conseguiu marcar um golo na final, perdendo nos penaltys. É injusto não perder 1 jogo em toda a competição, nos 90 minutos, e mesmo assim não levar o caneco para casa. 2 finais europeias SEGUIDAS perdidas...


Taça da Liga

A competição menos importante em que o Benfica esteve envolvido acabou com mais uma vitória. Ninguém guardará grandes recordações desta prova, exceptuando a eliminação do Porto, no Dragão, com uma equipa cheia de segundas opções e... com 10 jogadores, nos penaltys. Foi o ano de jogar contra o Porto com 10.


O melhor, o pior e a surpresa da época.

O melhor.
Jorge Jesus. Colocou a equipa novamente em todas as decisões, e desta vez venceu 3 em 4. Duas épocas seguidas destas não são obra do acaso. Capacidade de reinventar a equipa jogo após jogo. 11 Manéis em campo, independentemente do nome da camisola.
Enzo. Quem diria, depois da sua 1ª passagem pelo Benfica, que iria tornar-se num jogador fundamental. Podia referir também outros jogadores, mas a escolher 1, seria este.
O 3-1 ao Porto para a Taça de Portugal. Talvez o jogo mais épico da época.


O pior.
A saída de Matic em Janeiro. LFV parecia querer deitar tudo a perder mais uma vez, quando os bons resultados começavam a aparecer...
Os laterais. Não os jogadores, mas a política de aquisição. Sílvio, Siqueira e Cortez por empréstimo. Siqueira no último instante do mercado. Cortez claramente um erro de casting. Milhões para o ataque, tostões para a defesa.
As lesões no final da época. O azar que sofreu Sílvio e as duas lesões que atormentaram Salvio.
Cardozo. Não me interpretem mal, mas com as lesões, ficámos sem o nosso Tacuara. Época bastante abaixo do normal. 3 golos ao Sporting em 45 minutos...
A final de Turim. Que enorme balde de água fria. Pior momento da época.


A surpresa.
Oblak. Com a lesão de Artur (felizmente...) saltou para o 11 titular e quase não sofreu golos durante toda a época. Para mim tem o lugar garantido.


O rescaldo final
Apesar de ser a favor da continuidade de Jesus e acreditar na conquista do campeonato, nunca esperei que estivéssemos até à última em 4 competições. Jesus mostrou mais uma vez que é o homem certo para a equipa do Benfica, e que com ele estamos mais perto do sucesso.
Continuo sem perceber o planeamento da direcção em algumas ocasiões. O facto de vender Matic em Janeiro, os laterais emprestados, são coisas que deixam muito a desejar.
A estrutura do futebol, que todos criticam nas derrotas, sofreu assim tantas alterações? Saiu Carraça, e o Benfica limpou 3 competições. É essa a mensagem que querem fazer passar?
O que mudou? A estrutura agora é perfeita? Quando ganhámos ninguém se lembra dela. Continuo a acreditar que há muito a melhorar e que as coisas não correm pior porque Jesus está do nosso lado.


O futuro
Acho fundamental assegurar, pelo menos, Siqueira. São 7M, já tivemos um ano de amostra do jogador, já sabemos o que esperar. Antes gastar 7M do que continuar a mandar tiros no escuro. Podemos ter um lateral-esquerdo decente desde Coentrão, portanto acho que não devemos deixar escapar Siqueira.
Em relação a saídas, acho óbvia a saída de Garay. Entra no último ano de contrato e é claramente jogador para outras paragens. E merece.
Rodrigo e André Gomes, com aquela história do fundo, são bem capazes de se porem a andar.
Contratações... é esperar para ver, pois dependem das saídas. Muitos jogadores do Benfica vão ser dados como certos noutros clubes, mas é necessário pensar bem no que se faz, tanto em vendas como em entradas.
No lote das possíveis saídas, devido a outros factores, incluo Artur e Cardozo, com muita pena minha. Nomes como Gaitan, Enzo e Markovic vão andar sempre nos jornais, mas há que aguardar.

É urgente ganhar o bicampeonato. De resto, a passagem aos oitavos da Liga dos Campeões é fundamental por motivos financeiros. Também gostava de voltar a conquistar a Taça de Portugal.

Fomos umas bestas, esta época fomos bestiais... espero que daqui a 1 ano não sejamos umas bestas outra vez.



Sem comentários:

Enviar um comentário