28/08/14

Abordagem ao mercado, a propósito de Sacko

O Sporting está de volta. O verdadeiro, onde se critica por criticar, onde se é preso por ter cão e por não ter.

Isto vem a propósito da iminente contratação de Sacko, um avançado capaz de fazer as 3 posições de ataque. 
Tenho lido muitas críticas à actual politica de contratações. Se formos ver, a estratégia passa por contratar jovens de qualidade a baixo custo, tentando potenciar as suas capacidades e realizar no futuro avultados encaixes. Tanaka e Nani são as excepções, por razões diferentes.

Não é preciso puxar muito pela memória para lembrar a principal crítica apontada ao plantel do Sporting o ano passado. "Falta banco, não temos alternativas aos titulares".

Agora que existem alternativas para todos os lugares (umas mais seguras, outras menos) o problema é "com tanto jogador barato, mais valia termos ido buscar 2 ou 3 caros que entrassem no 11". Esquecem depois o tecto salarial, que os jogadores de 5/6/7 milhões normalmente exigem elevados prémios de assinatura, de jogo, etc. Relembrar também a última vez que contratámos jogadores desse "calibre". 2011/2012. Jogadores que tinham qualidade, verdade. Mas que teve um preço enorme, tão grande que quase levou o clube com ele. 45 milhões de euros de prejuízo dizem-vos alguma coisa? Pois. Depois voltaríamos ao "não temos banco". Preenchia-se com a malta da B dizem. Convençam-se de uma coisa. Quem está preparado para dar o salto já o deu. Mané, Esgaio e João Mário. Dizerem que Iuri, Chaby ou Tobias já estão prontos só revela que não prestam qualquer atenção ao que se passa na equipa B. O que é normal, porque assim que os miúdos falhassem um passe num jogo em Alvalade eram assobiados, business as usual. Tobias precisa de uma época inteira a jogar, a liderar aquela defesa. Os outros dois precisam de minutos de primeira liga. Não meto aqui Fokobo, Mica, Betinho, Riquicho ou Sambinha porque não acho que algum dia venham a revelar mais valias para o Sporting.

Se eu teria contratado todos estes jogadores? Não. Geraldes, Shikabala e Héldon são erros de casting claros. Juntos somam 2,5 milhões de euros. Se gostaria de ter um central mais experiente que Rabia, Saar e Paulo Oliveira? Sim. Mas as primeiras impressões dos dois primeiros são positivas (a necessitarem da óbvia confirmação) e o primeiro é um valor seguro do nosso campeonato.

A equipa poderia ter sido melhorada de outra forma, é verdade. Mas teria sempre lacunas. Simplesmente não há dinheiro nem há um pote mágico no fim de um arco-íris que diga BES ou Doyen. Somos candidatos ao título, temos de o ser. Talvez tenhamos uma responsabilidade menor, dado o MENOR investimento face aos nossos rivais. Já a ambição não pode e não deve ser menor que o título. Caso contrário o Sporting não é tão grande quanto os Sportinguistas tanto apregoam.

7 comentários:

  1. É isto, comentando as aquisições desta época; nunca haveria perfeição apesar de encontrar mais alguns erros de casting; somos sempre candidatos, a diferença (na presente Direcção) é que teremos um banco mais seguro e consistente.

    Alvalade tem (desde que me recordo) pouca tolerância ou paciência - é preciso tempo para o crescimento - pelas suas crias; ama-as mas dá-lhes enormes estaladas e repreensões sem sentido...educativo (Nani regressa em glória e alegria, mas temos memória das bancadas).

    Jogo a jogo, passo a passo, no nosso lema eterno; o céu é, como sempre foi para mim, o limite, onde vive o sonho, de Todos Nós Leões.

    Bom texto.

    SL

    David

    ResponderEliminar
  2. Felizmente para quem tem 2 dedos de testa e infelizmente para o Nulitzis, este post estará cá para o recordar que o Paulo Oliveira é muito fraco e que ainda assim consegue ser melhor que o Rabia e que o Sarr e que os erros de casting não se irão ficar pelos 3 referidos.

    Digo "felizmente" porque esta história do "ou contratamos 30 com salários baixos ou então é o colapso financeiro" vai ruir pela base. E a base é que os jogadores são uma merda.

    Quando o Bruno largar o osso vamos ver os relatórios do gabinete de prospecção e psicologia e perceber se afinal o Sporting até é o clube com mais azar do mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, temos especialista. Pelo seu comentário presumo que acompanha com regularidade o campeonato do Egipto, correcto?

      Mas gosto do felizmente. Se for Benfiquista ou Portista é normal, se for Sportinguista só dá razão a algumas frases do texto.

      Eliminar
  3. Nalitizis,

    Talvez não fizesse mal parar um bocadinho para pensar ao invés de tentar acomodar o raciocínio de forma a bater certo com a ideia de defender a todo o custo que dificilmente tem defesa. O problema aqui é bem claro há que defender a todo o custo que se está a trabalhar bem em Alvalade porque neste momento ou se é do Sporting e a favor do Bruno e ele faz tudo bem feito ou se começa a usar a própria cabeça para pensar e as questões surgem com naturalidade corre-se o risco de ver colocado em causa o seu sportinguismo. Feio isso que fez ao Jerónimo Oliveira. Adiante.

    1- Tecto salarial: uma boa treta. O que é importante é o orçamento disponível e se gaste em conformidade. Se ao invés de se pagar 400 mil/ano a 2 jogadores que cada um custou 1,8M se se pagar 800 mil a um jogador que custou 3,6M gasta-se o mesmo dinheiro. É um mero exemplo mas se em vez de se gastar no Paulo Oliveira 2 milhões e outro tanto no Sarr podia-se apontar um pouco mais acima pagando o ordenado dos 2 a um jogador melhor. Isto em teoria, mas que deita por base esse raciocínio do tecto salarial. Não é preciso perceber de futebol, basta de aritmética.

    2- O prejuízo dos anos anteriores não se deveu apenas à compra excessiva de jogadores, embora alguns deles de qualidade indiscutível, mas sim ao falhanço da gestão desportiva, que não existiu. Se este ano isso voltar a acontecer e os resultados desportivos não surgirem o problema será o mesmo, tanto faz estar lá o Bruno como o Zé.

    - Quem está pronto para dar o salto da equipa? - O Geraldes, o Paulo Oliveira, o Sarr e o Gauld, estavam preparados para vir para o Sporting? Não era melhor guardar o dinheiro (estamos a falar de mais de 8M investidos) e ficar com o Esgaio, Tobias, Iuri, Chabi, que não são piores, até pelo contrário? O Rabia não é jogador para jogar no Sporting que quer ser campeão. O Jonatham idem. Podem vir a ser mas não são.

    - O último parágrafo é de um conformismo atroz que prefiro nem comentar. Mas nota-se que tem ido à missa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, caso se dê ao trabalho de ler o que venho escrevendo no blogue e na nossa página de facebook, verá que inclusivamente crítico a crítica que me faz.
      Se acho que esta direcção fez mais certo que errado? Acho. Se acho que fez tudo certo? Não, longe disso. Basta ler o texto sobre Dier, ou sobre o episódio das nádegas, entre outros. Assim como um mais antigo onde falo sobre a estupidez em que os Sportinguistas vivem. Hoje em dia quem diz bem é acólito e quem diz mal é croquete, não existindo um meio termo. É até uma das críticas que sempre fiz a esta direcção, não ter feito um esforço para unir os Sportinguistas, para fechar a divisão que existe desde as eleições de 2011.

      Sobre os jovens jogadores mantenho a minha opinião. Tobias, Iuri e Chaby precisam de jogar, de minutos, coisa que não teriam na equipa A. Também lhe recordo a forma como os nossos são tão bem "tratados" em Alvalade. Até me lembro de uma vez se ter aplaudido um certo madeirense de uma equipa adversária, enquanto Postiga saltava para o aquecimento assobiado.

      A questão do tecto salarial bate de frente com o plantel alargado que todos pediam no último ano.
      Com mais 10 jogos (no mínimo) seria suficiente uma equipa com 14 ou 15 jogadores capazes? Relembro-lhe que por esta altura Montero e André Martins não contam para 90% dos Sportinguistas. Já são menos dois. Começa a ficar curto...

      Pergunto-lhe o mesmo que perguntei ao Jerónimo. Conhece assim tão bem Rabia ao ponto de dizer já se é bom ou mau? Eu dei uma opinião baseada no que vi (treino aberto + jogo da equipa B). Foi uma boa primeira impressão, a mesma com Saar. A confirmar em jogos de maior nível, como é óbvio. Jonathan não conheço.

      Quanto aos "Sportinguismos", respeito quem se dá ao respeito. Não tomo por inocente a troca de um A por um U, assim como acho que me permite que estranhe que um Sportinguista fique feliz por comprovar que este ou aquele jogador é um erro de casting. Realmente, é feio torcer contra o nosso próprio clube.

      Pode achar conformismo a minha preferência pelo caminho que seguimos (embora eu lhe fizesse alguns ajustes) face ao caminho que seguem os nossos rivais. O nosso poderá falhar (para felicidade do Jerónimo), o deles claudicará de certeza.

      SL

      Eliminar
  4. Ainda é muito cedo para avaliar a politica de contratações, vamos esperar até Dezembro e logo faremos uma melhor avaliação. Para já acho que Geraldes, P. Oliveira e Slavshev são claros erros de casting e que os outros ainda não mostraram porque foram contratados, mas alguns ainda nem estão cá há um mês.
    Em teoria concordo com a politica adoptada comas contratações de jovens como Gauld , Sacko ou Sarr mas é sempre um risco e é como a velha teoria dos melões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu referi Geraldes como um claro erro de casting a esta altura por não lhe ver o mérito que todos viram no Belenenses na época passada. Mas nem em Dezembro se poderá ter a avaliação final. Adrien andou aos trambolhões em Alvalade até que mostrasse o seu valor. Di Maria, David Luiz o mesmo em frente ao Colombo.

      Eliminar