03/08/14

Benfica: agora vai começar a ser a doer


Aquilo que devia ser o início da época 6 d.C. aparenta revelar-se o ano -1 de Jorge Jesus ao comando do Benfica.

Terminou-se a época passada em grande, com três canecos. Não se segurou Siqueira e começaram as desconfianças. O presidente disse que não podia pagar o que Siqueira queria, Siqueira dizia que nem se falou de dinheiro... o esturro do costume sempre que o presidente Luís Filipe Vieira está metido ao barulho.

Caras novas de valor duvidoso, e claramente de uma linha inferior à que tinha servido de fonte de reforços para o Benfica nas últimas épocas. Mais razões para desconfiar.

André Gomes e Rodrigo iam-se embora, já se sabia. Depois Markovic e Oblak. Começou a preocupação.
Mais recentemente, a saída de uma lenda do clube: Cardozo.

Pré-época completamente desastrosa. Jogadores importantes lesionados, substitutos que não têm nem de perto nem de longe qualidade sequer para integrar o plantel do Benfica. Só podia correr da forma como correu.

Jesus fez o aviso. Trabalho há sempre, mas qualidade é preciso. Não acredito que Jesus deixe de trabalhar da mesma maneira que tinha vindo a fazer. Para Jesus treinar o Benfica ou o Belenenses é igual no que diz respeito ao profissionalismo e empenho com que encara a sua profissão. Agora não lhe podem pedir para ser campeão no Benfica com jogadores de Belenenses.

Falo de Luis Felipe, falo de César, falo de Talisca. Benito nunca seria primeira opção, Djavan Djáfoi (mais um fantástico negócio do nosso presidente), Eliseu pode vir a ser do mal o menos (inacreditável como acabei de escrever isto), e Bébé é isto mesmo... um bébé em termos futebolísticos. Tacticamente indisciplinado, e sempre à procura da individualidade. Candeias nem conseguiu sequer mostrar-se como fazia em clubes mais pequenos, Derley hoje (contra o Valência) já mostrou saber qualquer coisinha... 

Dos regressados por empréstimo, Ola John parece vir... melhor. Ou pelo menos com mais vontade. Nélson Oliveira continua a pensar que o futebol é só marcar golos e brilhar individualmente. Jara veio ainda pior do que na sua primeira época no Benfica, apesar de ser o jogador com características físicas mais próximas daquilo que se pede para jogar ao lado de Lima. Acho que não me esqueci de ninguém.

Noutro plano, Cancelo e João Teixeira. Cancelo mostrou que não está preparado para fazer parte do plantel principal, pelo menos por agora. João Teixeira nem era regular na equipa B, mas nos jogos que fez mostrou ser o melhor reforço do Benfica. Não é nenhum prodígio, mas adaptou-se bastante bem.

Nos jogadores que precisam de mostrar alguma coisa para ficar no plantel - Candeias, Oliveira, Jara, por ex... - nota-se um egoísmo excessivo. Nota-se um pensar que só os golos farão com que fiquem no plantel. Nada mais errado. O futebol é um desporto colectivo, e quanto mais cedo usarem o que sabem fazer em prol da equipa, mais cedo serão opção. Lembram-se do Markovic?

O que é que podemos esperar da época que arranca daqui a uma semana?
Dependerá muito daquilo que o Benfica consiga fazer até ao fecho do mercado. 
Pessoalmente, acho que estamos mais próximos de vender jogadores do que de nos reforçarmos decentemente.

Jesus hoje falou num Guarda-Redes, num Médio Defensivo e num Avançado.

Só me resta rezar para que sejam realmente jogadores de futebol. Isto é, se forem contratados. O que duvido.

Uns dirão que é preciso tempo. Não há tempo. O primeiro troféu é já na próxima semana.
Outros dirão que os reforços ainda vão calar muita gente. Gosto do vosso optimismo.

O responsável já foi encontrado obviamente. Jorge Jesus. Foi ele que concordou com as vendas, foi ele que escolheu as contratações, enfim... as conversas do costume para tentar ilibar Luís Filipe Vieira.


É que sem qualquer dúvida... Artur Jorge e Luís Filipe Vieira têm muito mais em comum do que apenas o bigode.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário