10/09/14

Tão mal tratado que tu foste Sporting

Do comunicado de ontem do Sporting à CMVM saltam à vista as intenções do actual conselho directivo de levar a tribunal a anterior administração da SAD pelas transferências de Rodriguez, Jeffren e Izmailov. 

As duas primeiras são tão graves e evidentes que não precisam de muito comentário. No fundo apenas dão corpo aos rumores que já corriam desde 2011, assim como ao que parecia evidente para todos. Estão agora comprovados estes actos de gestão danosa, em que o grande prejudicado foi o Sporting Clube de Portugal.

Já o caso de Izmailov não me parece tão fácil de provar. Sim, pode ser afirmado que já se sabia o historial clínico e disciplinar do russo, mas não existia um impedimento à renovação de contrato. É um acto de má gestão, mas não me parece que poderá levar à responsabilidade civil dos visados. No fundo era apenas dinheiro mal gasto, como foi mal gasto com os ordenados de Vitor ou a contratação de Héldon. São erros, não sendo gestão danosa, digo eu.

De resto isto parece ser apenas o começo do que ai vem. Muito mais haverá para escrutinar à medida que os resultados da auditoria saírem.

Esta promessa está a ser cumprida. Mas gostava de ter mais informação sobre outra. Bem sei que os termos da reestruturação levam a algumas isenções fiscais que ainda estão sujeitas a aprovação, mas até hoje não há praticamente nenhuma informação sobre os investidores que iriam dotar a SAD de uma maior capacidade de tesouraria. Houve o ajuste com a Holdimo, mas penso que falta mais qualquer coisa. A esclarecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário