15/12/14

A caçar fantasmas


Não foi uma grande vitória, mas sim uma vitória grande. Pelos 3 pontos em casa de um rival directo e pelos novos hábitos que queremos criar.

Dizia no sábado, em conversa com amigos, que era fundamental pressionar os centrais do Porto. Não esperava que fosse com Lima e Talisca, a "pior dupla possível para marcar golos". No entanto foram escolhidos com essa missão. O Porto fazia o seu jogo de costume - sem meio campo - e trocava a bola na defesa, tentando passes longos, que acabaram por criar alguns problemas, até a defesa se ajustar (e bem). Digo que o Porto joga sem meio campo (e há quem diga que é o Benfica que o faz por só ter 2 médios) porque Herrera e Oliver começaram o jogo.... a não desempnhar essas funções. Muitos raides pela defesa contrária para receberem passes longos. Causou problemas sim, mas assim que se estancou isso, o Porto adormeceu. E demoraram muito a fazerem o que lhes compete, pegar no jogo.
O Porto adormeceu e levou um golo de um lançamento de linha lateral, num lance limpíssimo (ou limpinho limpinho como se diz agora).

Segurou-se a vantagem até ao intervalo com unhas e dentes. E deu para rever algumas coisas e limar arestas. A equipa entrou para a 2ª parte mais à vontade com a vantagem e marcou outra vez. E que bem que jogaram os jogadores do Benfica, com inteligência, a partir daqui.O Porto parece-me um conjunto de boas individualidades, que nos lances de 1vs1 ganharam quase sempre. Mas o futebol é colectivo, e por cada benfiquista que era ultrapassado, apareciam 2 ou 3 para barrar o caminho. Brahimi e Tello podem ser muito bons individualmente, mas ontem, com mérito dos nossos laterais, não estiveram bem. O abre-latas Quaresma saiu do banco e lá conseguiu desequilibrar alguma coisa no 1vs1, mas acabou por não dar em nada.

O nosso terceiro defesa central, Jackson, ainda fez um corte muito importante. Pena a lesão de Luisão, que abanou um pouco a defesa. Se tivesse de destacar alguém individualmente (apesar do colectivo ter sido enorme), destacava Maxi e André Almeida. Que grande jogo dos dois a limitar Brahimi e Tello, dois dos mais perigosos adversários. Lopetegui (ou Lotopegui) ainda tentou ali trocar os extremos, mas cedo desistiu.

Houve sorte e houve mérito. Como há sempre. Não ganhámos porque jogámos 100% bem, nem perdemos o jogo do minuto 92 por termos sido os piores do mundo. 
Jesus voltou a explicar que não é parvo - apenas é humano e erra como todos. É ele que trabalha com os jogadores, é ele que toma as decisões - umas vezes certas, outras vezes erradas. Ou agora já foi promovido a génio novamente porque foi Lima a fazer os golos? Longe de mim pensar que ia marcar 2 golos, disse no final, sobre Lima. Mas até explicou porque o escolheu. Mostra que nada é feito ao acaso e tudo tem a sua razão de ser. E, tal como toda a gente, às vezes erra. Esperem, podemos mesmo dizer que inventou e ganhámos? Não... sempre que inventa, o Benfica perde. Toda a gente sabe. Há que repetir isto ainda mais vezes para se tornar verdade. Talvez fossem estes que já sofriam com a derrota por antecipação, porque alguma vez ganhamos? É pá Talisca e Lima? Este gajo está a gozar connosco. Ou aqueles que há coisa de 1 mês já diziam vamos perder de certeza, sempre que estamos nestas situações é derrota certa. Pois pá, é o futebol. Vale a pena sofrer por antecipação?

6 pontos não são nada, é verdade. Mas já fizemos 2 deslocações muito complicadas e ganhámos na que teoricamente seria mais difícil, e a um rival directo. Depois das conquistas do ano passado - e dos momentos em que defrontámos os azuis terem sido quase todos favoráveis - há que cimentar este hábito, especialmente nos jogos em casa. E sempre que possível fazer estas gracinhas fora.
Agora, sem Europa (ai Jesus, até me passo...) resta saber se nos vai ser benéfico por não cansarmos tanto a equipa, ou se vai ser mau porque os jogadores perdem ritmo. Enfim, a lógica do adepto de café dá para tudo. Uma coisa (acho que) é certa: vai haver menos espaço para alguns jogadores, vai haver menos rotatividade. A menos que se venda meio plantel, ou uma praga de lesões apareça na Luz. 

Agora 5ª é para ganhar, que também não vai ser fácil.





Sem comentários:

Enviar um comentário