09/02/15

Conscientes


Estava indeciso com o título para este post. Pensei no "Conscientes" ou no "Jesus sabe o que tem em mãos". Ou ainda "A realidade é esta".

Jesus sabe o que tem em mãos, porque o 11 que apresentou ontem revela consciência da realidade que temos. Num jogo difícil, contra um Sporting que precisava de ganhar para reduzir a distância para o 1º classificado, o Benfica não podia, ontem, apresentar um meio campo com Samaris e Talisca, ou Samaris e Pizzi. E porquê? Bem, vendemos alguém em Janeiro que permitia atacar, permitia defender, permitia colocar uma intensidade brutal no jogo, e que podia ligar defesa e ataque, mesmo num jogo rasgadinho como o de ontem. Talisca e Pizzi chegam para 95% dos jogos do campeonato, contra equipas que se fecham mais e procuram o pontinho.

Ontem foi a vez de sermos nós a procurar o pontinho. A defesa esteve bem, a saída para os contra ataques não.  Os alas não jogaram ofensivamente e salvou-se Jonas do meio campo para a frente. Gaitan era dos poucos que podia agarrar o jogo sem medo, mas ficou em casa a ver na TV. Eliseu tem experiência, mas desconcentra-se facilmente. Ola John não percebia bem o que tinha de fazer em termos defensivos, tanto que Jesus teve de meter Talisca e esboçar ali um 4-3-3 com André Almeida a ir muitas vezes ao lado esquerdo. Grande jogo de Samaris, mais uma vez. em 4-4-3 Jesus não pode jogar com um trinco sem pés. Daí as constantes "adaptações" de 8's a 6's, como está na moda agora dizer.

Marco Silva foi inteligente e quis aproveitar a tendência natural dos laterais benfiquistas para subir no terreno. Mas foi coisa que não aconteceu ontem. No entanto, continuou a carregar pelas alas. E Jesus convidou-o para isso... foi notória a estratégia do Benfica. Ai querem linha? Então tomem lá a linha, metam a bola no Nani e no Carrillo. O problema é que depois disso, apareciam defesas benfiquistas a causar superioridade numérica. Nani e Carrillo tiveram muita bola, tentaram algumas iniciativas individuais, mas foram algo inconsequentes devido ao bom posicionamento do lateral e do extremo benfiquista que enfrentavam. Solução fácil? Cruzar. Para quem, Montero? Acabavam por não o fazer e afastava-se um pouco o perigo.

O Sporting teve 2 bolas claras de golo - um cabeceamento de Carrillo e o remate de João Mário, que deu origem à recarga e ao golo. Teve mais bola, e não deixou o Benfica ter oportunidades. Mas acho que ninguém pode falar de baile

Valeu Jardel nos descontos. E sabemos lá nós quanto é que este pontinho pode valer no final do campeonato. Quando foi Kelvin no minuto 92 e eu disse que havia azar à mistura, chamaram-me tudo, porque tinha sido sim incompetência extrema da equipa e do treinador. Ontem, curiosamente, já tivémos uma sorte desgraçada. Coerência?

Continuamos em 1º, mas a vantagem diminuiu. Que sirva para nos mantermos alerta, e confiantes q.b. para enfrentar os jogos que faltam (e são muitos). Não se podia facilitar antes, nem se pode facilitar agora. Fossem 4, 6 ou 9 pontos de vantagem para o 2º. Ainda falta muito, para todos.

Acho lamentável a história da faixa alusiva ao que aconteceu no Jamor em 96. Aplaudo as claques que apoiam a equipa de forma incansável, mas há coisas com que não se brincam. E nisto englobo também a claque do Sporting que ontem tinha uma faixa alusiva à morte de Eusébio. E também os que pintam paredes. E carros. E outros. Enfim, os atrasados mentais que há em todos os clubes. E as estratégias dos próprios orgãos oficiais (redes sociais, speakers...) de clubes, em irem atrás destas coisas de adeptos, que só fazem com que certas atitudes aconteçam cada vez mais nas bancadas. Ao menos estes que mantenham alguma decência. Claques a insultarem o advesário durante grande parte do jogo é uma coisa que faz parte e nada me atormenta. No entanto há coisas que vão para lá dos limites.

Não costumo falar disto, até porque a CS portuguesa dispara para todo o lado. Não é por acaso que os benfiquistas acham que os jornais estão sempre contra eles, sportinguistas e portistas idem. Mas vou aplaudir toda a gente que andou a semana toda a malhar no Artur. Não é perfeito (e  que o Júlio César volte depressa, xiça!) mas ontem fez um bom jogo.

E mais uma vez, o derby dos derbys, terminou entre amigos. É sempre engraçado comentar, gozar, mandar bocas no dia a seguir, independentemente do desfecho final do jogo. E perceber que esta rivalidade (para alguns) ainda é muito saudável.


Sem comentários:

Enviar um comentário