10/02/15

Oportunidade perdida pelos rapazes de verde e branco


"Ainda quer fazer tudo pelas alas. Jogar pelas alas, marcar pelas alas, até os almoços de equipa devem ser pelas alas. É óbvio que não podemos passar a afunilar o jogo, mas temos de ser capazes de jogar pelo exterior e pelo interior." 
Escrevi isto a 14 de Setembro após o empate em casa com o Belenenses. Quase uma volta depois continuamos a incorrer no mesmo erro.

O Sporting demonstrou, sem ser avassalador, que podia e deveria estar mais perto deste Benfica, particularmente deste Benfica. Este Benfica não é o Benfica do ano passado, é uma equipa esquartejada que vive e sobrevive graças à grande capacidade técnica e táctica do seu treinador. O Sporting não foi avassalador como pedi durante a tarde de Domingo, não entrou como nos jogos com o Porto. Culpa do Benfica, que sabe defender ao contrário da armada espanhola. 

É aqui que voltamos ao erro do costume. O Sporting afunila o seu jogo pelas alas, não explora o meio. Muita gente defende que nos jogos contra os "pequenos" deveríamos jogar com Slimani e Montero, porque são essas equipas que cedem mais facilmente. Eu acho que este derby seria o jogo ideal para o plano B. Não com Montero ao lado de Slimani, mas com Montero atrás de Slimani, na zona de acção de Samaris. Faltou Slimani ontem. "Então era meter o Tanaka?" Não, era utilizar o melhor estratega da equipa no meio, pelo menos durante a última meia hora. 

Regra geral, tenho visto os mesmos jogos que Marco Silva. Ontem não percebemos as coisas da mesma forma. Carrillo não estava inspirado, verdade, mas não teria sido o primeiro a sair. Adrien estava esgotado e o Sporting precisava de ganhar. O Benfica pouco ameaçava e era possível ter arriscado aquele bocadinho, era possível ter colocado Nani à frente de João Mário e do ENORME William. Montero teve um jogo ingrato. Tentou ligar o jogo mais atrás, mas não tem o dom da obiquidade. Não pode sair da área, centrar e ir concluir a jogada. Palavra para os nossos meninos que tanto iam tremer. Paulo Oliveira e Tobias mostraram que uma dupla não depende da idade no BI.

A equipa não merecia a infelicidade do minuto 94, algo que já não é novidade esta época. Foi assim em Coimbra, em Maribor e ontem contra o Benfica. A felicidade contra Arouca e em Braga faltou-nos ontem. É futebol, nem sempre é justo mas é futebol.

O Sporting depende apenas de si mesmo para atingir o segundo lugar. Esse patamar e a conquista da Taça de Portugal têm de ser atingidos para substanciar este crescimento. O Sporting do passado seria vergado duas vezes pelo Benfica de Jesus. Não só não o foi, como poderia ter vencido os dois jogos. O mesmo com o papão do Norte. Já dá para ser campeão? Muito provavelmente não, mas o caminho é certo e estamos bem mais próximos da glória do que há 2/3 anos atrás.


Quanto aos animais que todos os fim de semanas vão destruindo aos poucos a piada do futebol, o meu colega de tasco já disse tudo.
Acrescento uma palavra sobre a autoridade. A prepotência e o abuso de poder continuam presentes naqueles que mais deviam zelar pela calma e pela ordem. Desde ameaças de bastonadas a miúdos de 12/13 anos, a empurrões a pessoas que aguardam pela sua vez para entrar num recinto de "festa", a vergonha continua. Isto foi o que eu vi na minha porta de entrada. Segundo já li e ouvi, na Porta 1 foi o festival do costume. Uns entram sempre a horas, outros entram sempre atrasados para ver o jogo. Nesse aspecto o factor casa nunca conta, apenas o encarnado do cachecol.

Ps: O tratamento dado pelos jornaleiros a Artur é vergonhoso e em nada é diferente das queixas que muitas vezes temos pelo tratamento que a comunicação social dá ao Sporting. É apenas triste que o jornalismo português esteja assim, mesquinho e sem nível.

3 comentários:

  1. Como e mesquinho e sem nivel Jaime Marta Soares.Eu gostava de perceber se e odio,amnesia ou simplesmente falta de vergonha?A juntar a isso a queixa feita por o SCP contra o SLB que e ridicula tendo em conta as faixas que apareceram em Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma hipótese de saber. Liga para a Liga Portuguesa de Bombeiros e pede para falar com o presidente. Quanto às faixas, partilhei a opinião do meu colega de blogue. Bastará ler o que ele escreveu e verá que não penso de forma muito diferente da sua, nesse caso particular.

      Eliminar
    2. So quero dizer que o meu comentario nao foi em momento algum um ataque ao que escreveu.

      Eliminar