15/02/15

Entregues


Foi assim que a equipa do Sporting entrou ontem em campo, entregue. Os jogadores sentiram o golo de Jardel e pareceram apáticos, sem reacção. Mas não só ao plano mental se deve o empate de ontem.

Lembro-me de escrever aqui após os jogos com o Porto que o Sporting tinha uma equipa. Não tinha as individualidades de outros mas tinha equipa, especialmente a nível ofensivo. A nível defensivo falhava muito por ter dois centrais que não sabiam interpretar a defesa zonal que o treinador pretendia, mas era uma equipa. Funcionava em bloco.

Ora hoje em dia o Sporting tem melhores centrais, melhorou ligeiramente o seu processo defensivo e piorou bastante o seu processo ofensivo, fazendo lembrar o estilo de jogo de Jardim na segunda volta da época passada. Montero não é Slimani, para o bem e para o mal. Se defendo que o Colombiano é mais talhado para o tipo de futebol que o Sporting deve jogar (e que estava a ser implementado a certa altura da época), para o futebol de equipa pequena apresentado ontem, Slimani faz falta. Faz mesmo muita falta. Nos últimos dois jogos o Sporting voltou a ser aquela equipa previsivel, que passa 90 minutos a tirar cruzamentos, que faz tudo pelos flancos. Com Slimani lá, esse tipo de jogo até poderá ter alguns frutos, com Montero e Tanaka será pouco provável.

Se há algo de bom a retirar da Taça da Liga deste ano é o aumento de soluções encontradas na equipa B. Viu-se que Tobias era melhor que Saar e Mauricio, Tanaka ganhou importantes minutos de jogo na sua adaptação ao nosso futebol e Gauld e Wallyson mostraram muita qualidade. É aqui que fico confuso. Capel já demonstrou que não dá mais nada à equipa, ao seu futebol. André Martins foi proscrito pelo treinador e só entra se alguém se lesionar. Porque não experimentar Gauld numa altura em que o meio campo parece não funcionar? Porque não retirar Adrien e jogar com João Mário na sua posição? Marco Silva já percebeu que isto ajuda a equipa, ou não teria retirado Adrien e recuado João Mário em 3 ou 4 dos últimos 8 jogos. No fundo porque não voltar a jogar o futebol que a equipa apresentou nos dois jogos contra o Porto, no jogo contra o Setúbal para o campeonato. Por esta altura a acumulação de amarelos de Adrien seria um upgrade ao futebol da equipa.

 Muito se tem dito que Nani está menos influente, é normal. Se a equipa não ataca pelo meio, é mais fácil acumular gente nos flancos e defender sempre em superioridade numérica nessa zona. A vantagem de ter dois grandes jogadores nos flancos dissipa-se e o Sporting joga muito pior por isso. 

O título está entregue para o nosso lado e apnas uma vitória no Dragão poderá reabrir a luta pelo segundo lugar.

Jogando desta forma o Sporting não terá grande probabilidade de derrotar a segunda melhor equipa que vai defrontar esta época. O Wolfsburgo é uma grande equipa, que apenas não lidera a Bundesliga porque existe um monstro chamado Bayern (curioso como o Bayern tem uma vantagem menor para o Wolfsburgo que aquela que o Benfica tem para o Sporting). O sporting terá de voltar a jogar à Sporting para ter alguma hipótese de passagem. Deixar de descarregar bolas para a área é um bom começo.


Sem comentários:

Enviar um comentário