05/04/15

Regresso à normalidade na Luz






Em casa, a confiança é sempre outra. E foi assim que o Benfica entrou, confiante, a jogar com a chamada nota artística ainda com o resultado em branco.

Os executantes são bons, o egoísmo fica de parte, o colectivo vem ao de cima, e as coisas acontecem naturalmente. Os golos resultam todos de um bom envolvimento ofensivo, e até, imagine-se, de uma corrida de Gaitan para trás com o objectivo de sacar uma bola com um carrinho. É isto que se quer.

Gaitan traz outro encanto ao futebol do Benfica devido à maneira como interpreta a ideia de jogo da equipa. É soberbo ver este tipo em campo. Gosto muito de jogadores de ala que não estão sempre encostados à ala, e Gaitan é isso mesmo, um todo o terreno. Salvio, no caso oposto, é mais jogador de linha. No entanto ambos os argentinos conduzem muito bem a bola pelo meio em contra ataque. São visiveis no estádio das indicações de Jorge Jesus quando, por exemplo, o adversário dispõe de um lançamento já no meio campo defensivo do Benfica. O extremo do lado oposto vem mesmo para o meio do campo. Se a bola é recuperada, ficamos com um jogador rápido e que sabe progredir com bola na zona mais central do terreno, o que causa muito perigo.

Jonas é inesgotável a jogar. É muito mais que golos (e que grande golo ontem). Parece um peixe na água a jogar numa equipa com este estilo de jogo. Não sei como é que veio cá parar a custo 0 (ou negociatas via Enzo?).

Já tinha escrito quando saímos das competições europeias que este ano o plantel ia ser mais curto. Não só em qualidade individual (que já o era no início da época), mas porque não iria exigir tanta rotatividade à equipa. É assim que depois jogadores bastante úteis como Sílvio ou Sulejmani têm muitos poucos minutos nesta época. Não jogam bem? Não, não é isso. Apenas não têm sido necessários e, com poucos jogos, percebe-se a política de Jesus em dar prioridade aos que jogam mais. Se deviam ser opção em vez de outros? Talvez... mais no caso de Sílvio.

Com isto não quero dizer que o Benfica não deve contar com jogadores como estes para a próxima época. Este ano podem estar encostados e, caso não saiam do clube no Verão, podem muito bem ser mais protagonistas na próxima época. Faz parte do futebol.

Ainda falta muito, mas é fundamental ganhar todos os jogos até ao jogo com os azuis do norte.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário