24/08/15

Mais um empate com o Paços





O Sporting não fez um grande jogo é verdade.
O Sporting fez mais do que suficiente para ganhar.

Confesso que ao sair do estádio não percebi porque muita gente dizia "não se joga nada". O Paços tem uma real oportunidade de golo e tem um penalti aos 80 minutos numa jogada controlada. Muita gente não entende a diferença deste empate com o Paços em Alvalade com aquele que foi obtido na época passada.

À imagem do que aconteceu em Aveiro frente ao Tondela faltou matar o jogo. O golo até apareceu mais tarde, mas não houve real perigo a vir do outro lado. Talvez seja esse o problema. A equipa acaba por se sentir confortável no jogo com apenas um 1 golo de vantagem e acaba por relaxar um pouco. Nunca perde o controlo do jogo, mas não acaba com ele. Depois fica sujeita a uma burrice ou a um lance fortuito.

Foi assim em Aveiro, foi assim ontem. O empate de ontem é tão injusto como teria sido injusto o empate em Aveiro. A equipa produz futebol mais do que suficiente para vencer este tipo de jogos. Não fez duas exibições de gala, mas poderia e deveria ter 6 pontos e não ter sofrido o que sofreu na primeira jornada.

Não o fez e poderia estar a esta hora com 2 e 3 pontos de vantagem sobre os adversários mais directos. Nunca seria decisivo, mas seria sempre melhor ir à frente do que ir ao lado.

A principal desilusão de ontem, para mim, foi Montero. Sou fã e acho que dá mais ao jogo que Téo. Pareceu apático, com a cabeça fora do sitio. Tanto que Jesus não "perdoou" e saiu logo ao intervalo. Foi pena, era o dia para agarrar a oportunidade.

Já Aquilani confirmou os pózinhos que tinha deixado na quarta-feira. Ainda não está em plena forma, mas tem uma classe e uma clarividência que marcam muito a diferença. Não terá a força e não fará as piscinas que Adrien faz. Não precisa, usa a cabeça para chegar primeiro e ofensivamente a equipa cresce muito com a troca.

A arbitragem foi o normal. Fraca. Nem pego pelo penálti de João Pereira. Pego pela dualidade, pela fraca capacidade de avaliação de vários lances. Pode-se falar de premeditação aqui ou ali, eu falo de incompetência constante. É tão gritante que faz confusão.

Os milhões que podem chegar ou voar
Quarta-feira não há margem de manobra. É preciso passar e agarrar a presença na fase de grupos. O jogo poderá ser mais simples (não mais fácil) do que o de Alvalade. O Sporting não precisará de se expor tanto, poderá proteger melhor João Pereira por exemplo. Não é sequer necessário inventar um 4-3-3 à última da hora para segurar os russos. É aproveitar as suas fragilidades defensivas, que são muitas, e tentar esconder as nossas. 

2 comentários:

  1. "Confesso que ao sair do estádio não percebi porque muita gente dizia "não se joga nada". O Paços tem uma real oportunidade de golo e tem um penalti aos 80 minutos numa jogada controlada. Muita gente não entende a diferença deste empate com o Paços em Alvalade com aquele que foi obtido na época passada."

    Devem ser as mesmas pessoas que acham que fazer 30 remates e 30 cruzamentos é igual a 60 oportunidades de golo.

    Em geral concordo com o post. Nunca houve a sensação de que a qualquer momento o Paços podia marcar. O Sporting não estava a criar muito perigo mas estava a controlar o jogo com relativa facilidade. No aspecto defensivo, o Sporting de JJ já demonstra grande qualidade. Isto em apenas 2 meses!

    Também fiquei desiludido com o Montero. Espero que tenha outra oportunidade e que demonstre toda a qualidade que acredito que ele tem.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os mesmos 30 cruzamentos que se faziam na época anterior. Touché, meu caro.

      SL

      Eliminar