20/08/15

Carillo "não é" Gaitan nem Salvio



Carrillo neste Sporting "é" Enzo.

Muita gente se tem admirado com o posicionamento (excessivamente) central de Carrilo nos jogos do Sporting.

As comparações do Sporting de Jesus com o Benfica de Jesus são imensas. O modelo e a ideia de jogo são as mesmas, mas no fim são os jogadores que jogam. E são as suas características que fazem diferenciar o que as equipas mostram futebolisticamente.

A melhor versão do Benfica de Jesus foi, quanto a mim, a que fez a tripla em 2014. Tinha tudo. 4 bons defesas, dois extremos com grande capacidade técnica e de decisão e dois avançados que se complementavam muito bem. No meio...bom no meio, existiam dois monstros. Matic e Enzo.

Enzo era um monstro em que aspecto? Na progressão com bola. Sendo um extremo de origem, era quem muitas vezes queimava linhas com a bola controlada.

João Mário pode desempenhar esse papel em certos lances, mas não é essa a sua melhor característica. Será sempre alguém que poderá gerir os ritmos do jogo e queimar linhas com os seus passes, não tanto através do transporte de bola.

Voltamos a Carrillo. Tem sido esse o papel do peruano, pelo menos nos jogos que acompanhei ao vivo (Benfica e CSKA). Ser o jogador que queima linhas através da sua capacidade de progressão com bola. Quantas arrancadas tem feito Carrillo pelo corredor central? Muitas mesmo.

A vantagem de ser um extremo a desempenhar este papel? O corredor central estará mais protegido e uma eventual bola perdida por Carrillo poderá ser mais rapidamente recuperada.
A desvantagem? João Pereira poderá aparecer mais vezes desacompanhado numa transição rápida do adversário.

Quem faz de Salvio então? Ninguém. Ou melhor, um jogador. Ao nível da inteligência e tomada de decisão, João Pereira será o nosso Salvio. Pudesse "compensar" essas falhas com a valia técnica e física do argentino e não seria o nosso titular mais fraco de forma tão declarada.

É por este tipo de coisas que as equipas por mais que sejam treinadas por um mesmo treinador, construidas com as mesmas ideias e o mesmo modelo, são diferentes. São os jogadores que jogam, por mais que os treinadores treinem (e este é um mestre nisso).

2 comentários:

  1. Nao e Enzo porque nao defende como Enzo mas na parte atacante tem desempenhado essa funcao de transporte de bola por o corredor central.

    ResponderEliminar
  2. Não defende tanto porque não precisa, tem 2 atrás para o fazerem. Mas na posição em que está, Carrillo defende bem. "Culpa" de Leonardo Jardim.

    ResponderEliminar