31/08/15

Começa a ser demasiado "azar"



Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.

Esta frase é lapidar e passará pela cabeça dos mais moderados. O Sporting começa a ter demasiados azares com a arbitragem nos jogos nacionais. Decisões erradas há em todos os jogos e para todos os lados. Decisões erradas com a gravidade que temos visto, já é algo que deixará o mais crédulo desconfiado. 

Quanto ao jogo, foi muito semelhante aos dois anteriores para a liga. Dominio e controlo total, com uma segurança defensiva brutal. Note-se que sofrendo em todos os jogos do campeonato, o Sporting apenas sofre golos de bola parada, sendo apenas um de livre indirecto. Sinal do trabalho que é feito e que não foi abalado pela amarga derrota de 4ª feira. Mané jogou bem e já o poderia ter feito frente ao Paços de Ferreira, para que Bryan Ruiz tivesse mais algum tempo para recuperar.

Uma nota para as laterais. Quarta-feira fiquei com a ideia que Jonathan dava mais e melhores soluções defensivas e ofensivas que Jefferson. Confirmei hoje essa ideia e confirmei outra mais antiga, mas semelhante. Esgaio é melhor que João Pereira, em todos os aspectos. Defensivamente interpreta todas as ideias de Jesus na perfeição, dada a sua melhor percepção dos lances e da forma com os deve abordar, e ofensivamente é muito mais culto, criativo e decide muito melhor. 
Seria uma dupla de laterais mais jovens, é verdade. Mas seria uma dupla de laterais com mais qualidade e é isso que verdadeiramente interessa.

Mercado
Fala-se que o Sporting poderia querer mais um extremo ou mais um avançado. É evidente que uma equipa pode sempre ser melhor e ter jogadores de maior qualidade, mas não creio que o Sporting ainda esteja a tentar fazer algum negócio, pelo menos de forma pró-activa. Claro que saindo alguém, terá de existir um substituto, mas não acho que seja necessário mais alguém. Até pelas limitações financeiras.
A confirmar-se, tenho pena da saída de André Martins. É muito mais jogador do que a maioria acha.


6 comentários:

  1. Não concordo com Jonathan, ofensivamente o brasileiro è bem superior. Esgaio fez um bom jogo terá mais oportunidades para mostrar o seu valor mas acredito que Jesus continuará com JP.

    Concordo com a tua visão do André Martins mas neste momento não tem lugar no plantel, para o imediato temos Adrien, João Mário, Aquilani e William para o futuro temos Wallyson, Gauld, Paulista e Geraldes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que até é ofensivamente que se nota mais a maior qualidade de Jonathan. Jefferson é bom...numa coisa, a cruzar. Cruza muito bem é verdade, mas só cruza. Face à qualidade média das equipas do nosso campeonato, Jefferson chega para 90% dos jogos. Jonathan faz muito mais do que despejar bolas na área. Consegue melhor articular lances de jogo interior com jogo exterior. Ora vai ele por dentro, ora vai o extremo. O que é que é mais difícil de anular?

      Quanto a André Martins é uma velha batalha minha. Acho-o melhor que Adrien. Já sei que vou contra a opinião de 99% das pessoas, mas mantenho-a.

      Eliminar
  2. André Martins, no Sporting, só não é melhor que William e João Mário. Logo, é óbvio, que tem lugar no plantel e a jogar!!!

    A sua dispensa/venda será um erro histórico. É pena (mas é só mais um...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um erro histórico não diria, mas não me surpreendia se daqui por um ou dois anos muitos viessem dizer "afinal o rapaz era bom". Um pouco como aconteceu com Carriço.
      Mas isto é como sempre. Mais vale cair em graça do que ser engraçado, ou correr muito do que jogar muito.

      Eliminar
    2. Parece-me que a carreira do André Martins no Sporting acabou com a contratação de JJ.

      Também gosto do André Martins. É um jogador útil, com bons pés, que não complica, pressiona e joga com intensidade.

      O problema dele é não ter físico nem estatura, qualidades de que JJ não prescinde.

      De qualquer forma, não me parece que estejamos perante um erro histórico. Tal como não o foi a venda de Carriço (que dificilmente teria muitos minutos no actual onze do Sporting).

      Eliminar
    3. Com o tipo de trabalho defensivo que Jesus faz, Carriço seria só o melhor central do campeonato e estaria na selecção.

      Não me parece que Martins tenha morrido. Por alguma razão não terá sido vendido a 1 ano do fim do contrato.

      Eliminar