07/09/15

O que diz Jesus

Confesso que li as partes referentes à saída do Benfica na diagonal. Não houve grandes novidades relativamente ao muito que já foi dito e escrito.
Olhei com mais atenção para a parte futebolística da coisa. Nesse aspecto Jesus é uma lufada de ar fresco no Sporting. Terá cometido alguns erros de linguagem que a entrevista escrita corrige, mas o conteúdo não podia ser mais rico.
 
Jogadores
As ideias de Jesus sobre Slimani não podiam ser mais certeiras. Jesus percebe que Slimani tem algumas das características que tanto aprecia. Capacidade defensiva e de dar profundidade ao jogo da equipa. Falta o resto. Atributos técnicos para ser capaz de segurar jogo, de se integrar totalmente na manobra ofensiva da equipa. Actualmente isso não acontece. Slimani "estraga" muitas jogadas. Téo também, mas Slimani acaba por ser solicitado em zonas mais próximas da baliza tornam essas deficiências mais notórias.
 
Mostrou também que Montero conta e muito. O que Slimani tem a menos, Montero tem a mais e o contrário. Assim que Montero ganhe esse tipo de capacidade defensiva contará muito mais para Jesus.

Fica notória a hierarquia para os dois lugares da frente.
1° avançado        2° avançado
Slimani                         Téo
Téo                            Montero
Tanaka                   Ruiz/Martins
 
No resto do campo, é claro que Ewerton e William têm os seus lugares à espera e que Jesus vê neles elementos essenciais para a época.
 
CSKA
Ficou claro o que já tinha saltado à vista de todos. A derrota na Rússia, mais do que devida aos evidentes erros de arbitragem, deveu-se ao normal assimilar de processos. São 8 semanas, não são 6 anos. As ideias de Jesus são complexas e precisam de tempo para ser assimiladas. As segundas voltas do Benfica era sempre mais fortes  que as primeiras e Jesus refere isso. (Sim, pontualmente podem ser piores em média, mas futebolisticamente a diferença era notória)
Tivesse sido esta eliminatória um mês mais à frente e o resultado seria certamente favorável ao Sporting.
 
Apenas discordo de uma ideia de Jesus, que se relaciona com o jogo de Moscovo. Refere a certa altura que não tinha um médio no banco, uma vez que considera André Martins mais um segundo-avançado. Martins é inteligente o suficiente para desempenhar essa função de forma razoável, mas é mais atrás e de frente para o jogo que é melhor e mais útil.

1 comentário:

  1. Boa tarde sportinguistas!

    Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo onde me debruço sobre o mandato Godinho Lopes ao nível do futebol, com o título 'E se as bolas de Llorente e Marinho não tivessem entrado?'

    http://davidjosepereira.blogspot.pt/2015/09/e-se-as-bolas-de-llorente-e-marinho-nao.html

    Depois deixam o vosso comentário, dizendo o que concordam e o que discordam.


    Abraço

    ResponderEliminar