02/08/15

O que se nota? Trabalho, trabalho e trabalho


Este Sporting não é (nem poderia ser) um trabalho acabado. Estamos numa fase muito inicial da época, há jogadores ainda fora de forma e faltam dois dos melhores da equipa, William e Ewerton.

Nota-se claramente um modelo, uma ideia de jogo. A mesma que foi evoluindo nos últimos 6 anos do Benfica e que lhes valeu os últimos 2 campeonatos, de forma totalmente justa.

Ao fim de um mês é notório o trabalho defensivo, não só na linha mais recuada, mas da equipa enquanto conjunto. Já existe uma boa noção da posição que cada jogador tem de ocupar, consoante o local da bola e o posicionamento do adversário. Neste aspecto, a diferença é gritante para o que fomos vendo a época passada.

Ofensivamente, nota-se a saída de bola "à Jesus". Adrien cresce naquele lugar. Potencia as suas qualidades e esconde as suas limitações, pelo menos as que não podem ser treinadas e ensinadas (ofensivas).

A partir dai, tudo gira à volta das ideias de Jesus. Proximidade entre os jogadores, várias linhas de passe  e várias tentativas de chegar rápido à área. Jesus nunca foi um treinador de posse de bola, não é agora que passará a ser.

Os sinais são positivos e o adversário de ontem, embora visivelmente cansado e sem pernas, já era de outro gabarito. Ainda falta muito trabalho, ainda há muito por potenciar. Isso é o melhor de tudo. Este Sporting ainda por ser muito melhor do que os bons sinais que já tem mostrado em certos momentos.

Venha de lá o caneco na próxima semana. Bem precisamos dele para cimentar os bons sinais com troféus. Mas dos que contam mesmo.

2 comentários:

  1. Estou a adorar a vossa suberba ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com O. Soberba é com O. Eu também estou a adorar o que vejo em campo.

      Eliminar