22/09/15

Com os melhores em campo é mais fácil oh Jesus


Sofrido, atabalhoado, mas justo. Pareceu-me também algo exagerada a expulsão do jogador do Nacional, mas não os vários amarelos bem mostrados pelo constante anti-jogo que os insulares praticaram.

Atabalhoado por algo que já referi aqui. Slimani e Téo são muito parecidos. Têm as mesmas qualidades (movimentação e pressão defensiva) e as mesmas falhas (técnicas e de percepção do jogo, embora o Argelino já seja muito melhor que Téo). Como Jesus disse "são dois primeiros avançados".

Montero pode não ser tão agressivo quando a equipa está a defender, pode não correr tanto atrás da bola, mas o que dá ao jogo ofensivo da equipa é tanto e tão melhor que Téo, que faz confusão. A jogada do golo é o fim, é o que vai ficar para todos. Montero poderia não ter marcado, mas foi graças à sua entrada que o Sporting jogou melhor, mais esclarecido nos segundos 45 minutos. Nos últimos 20 teve outro companheiro, outro patinho feio que muitos não gostam por não correr muito ou por ser franzino. Há dias encontrei um blogue chamado "A bola não tem pulmão". Achei o título genial. Não são os velocistas e os mais fortes os melhores, são os mais inteligentes. São os Martins e os Monteros que nos poderiam ter valido a eliminatória em Moscovo. Mas adiante.

Naldo é importante nesta altura. Nunca será um grande central e terá algumas dificuldades de posicionamento contra equipas com outras armas ofensivas, com outros "cérebros", mas já entende melhor as ideias de Jesus que Tobias e é mais experiente. Será um bom complemento à dupla titular, assim que Ewerton regresse.

Nas laterais, Esgaio continua a mostrar que é melhor que João Pereira e Jefferson continua "a pedir" a Jesus para sair da equipa. Só tínhamos a ganhar com isso.

A novela peruana
Não tenho muito a dizer que já não tenha lido ou ouvido algures. O grande prejudicado no imediato é o Sporting, que perde um jogador importante. A médio/longo prazo será feita a devida avaliação. Nesta altura não existe informação suficiente para a maioria dar opiniões tão absolutas (para um lado ou para o outro) como as que tenho lido.

8 comentários:

  1. Mais nada.

    Escrevi no meu blog que a presença de jogadores inteligentes (Montero e Martins) em campo pode ter sido um acaso (infelizmente). No entanto, o golo, como surge, não é obra do acaso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que tenha sido um acaso. Martins entrou porque já o tinha entrado bem contra o Lokomotiv. Jesus é teimoso, mas também não é parvo.
      Além disso, a substituição de Montero é relativamente cedo.

      Eliminar
    2. Disse aquilo porque Martins já podia ter sido útil (já nem digo titular... porque isso seria uma utopia) em outras situações, mas andou-se com Aquilanis e afins.

      Eliminar
    3. Eu já o disse. Martins fez falta em Moscovo. Não concordo com o que diz de Aquilani, acho que o italiano acrescenta muito à equipa. Mas concordo que Martins já poderia ter mais minutos.

      Eliminar
  2. Concordo completamente. Agora tenta dizer isto nas bancadas e vais ver o que acontece :D.

    Gosto do Naldo. Não é um grande jogador mas é bom ter um 3º central competente.

    O que acha do Bryan Ruiz?

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Várias vezes o faço, acabo sempre cheio de "amigos".

      Ruiz é, ainda, um peixe fora de água. Tem capacidade e conhecimento para jogar na linha. Mas está cansado, mais do que fisicamente, mentalmente. Sem o imbróglio de Carrillo, apostaria mais vezes nele no meio. É uma movimentação um pouco menos desgastante e obriga a uma concentração a defender inferior, parece-me. E mesmo ao meio, ganhava espaço para pensar. A linha acaba por ser uma limitação.

      Eliminar
    2. Eu acho que o Sporting precisa mais dele a extremo do que a 2º avançado onde já temos o ENORME Montero! A meu ver, ele jogou muito bem nos primeiros jogos porque deixava a linha para o lateral e jogava no centro. Montero e Ruiz entre linhas deve ser delicioso.

      Cumps

      Eliminar
  3. "São os Martins e os Monteros que nos poderiam ter valido a eliminatória em Moscovo"

    Nem mais. Pena é que o JJ, que na altura disse que ele era um 2º avançado (Martins) só agora parece que o está a conhecer.

    ResponderEliminar