25/09/15

Com William e Ewerton o Sporting vai atacar melhor


Parece algo esquisito.
Como é que a inclusão de um central e um médio-defensivo, fará melhorar o ataque da equipa.

Fará pelo tipo de soluções que ambos vão procurar.

Adrien é um rapaz esforçado, tem perfil de capitão dentro e fora de campo, mas tem lacunas de raciocinio enormes no seu jogo. Toma várias decisões erradas e muitas vezes não escolhe o caminho mais fácil para o golo. Reparem na sua fixação em jogar para as alas. É óbvio que não tendo um jogador a actuar entre linhas (como Montero)  não ajuda, mas mesmo com esse tipo de jogador, Adrien tende a decidir mal.

Naldo é semelhante. Menos vistoso, até pela posição, mas relativamente eficaz, especialmente contra adversários mais fracos e mais lentos.

William e Ewerton vão melhorar a equipa defensivamente. São mais inteligentes que os concorrentes e vão interpretar mais facilmente as complexas ideias defensivas de Jesus. Isso também ajudará o processo ofensivo. A equipa começará muitas vezes a atacar contra menos jogadores e contra equipas fora de posição pela melhor capacidade defensiva que apresentará com a inclusão destas duas peças.

A atacar mesmo, a diferença será notada no tipo de passes que vão fazer, no tipo de lances que vão procurar. Critíco Slimani e Téo por não serem o tipo de avançados ideiais para um jogo de tabelinhas e trocas simples de passes pelo meio, mas a verdade é que muitas vezes não recebem os passes certos nas zonas certas. Com William e Ewerton isso vai mudar. A bola será colocada mais vezes em zonas melhores e com maior qualidade no passe.

O Sporting não vai passar a golear com a entrada destes dois jogadores, mas ficará bem mais próximo de marcar golos de forma mais fácil e com maior consistência.


Sim, Carrillo ajudava e muito a esta causa da facilidade de criação de golos.

5 comentários:

  1. Uma coisa é atacar mais e melhor outra é a eficácia. O Sporting tem marcado em todos os jogos, tem conseguido várias oportunidades, muitas com qualidade, mas não tem sido eficaz. A não ser que o número de oportunidades cresça exponencialmente, com este nível de eficácia (de Slimani e Teo, p.ex.) os números não melhorarão muito.

    Quanto à defesa concordo que tudo indica que melhorará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu discordo que as oportunidades criadas, que nem têm sido assim tantas, tenham qualidade. O Sporting cria muitos lances com boas hipóteses de perigo, mas que não chegam a ser oportunidades. Temos muitos ataques, mas reais oportunidades não. Em parte pelo que sai construido de trás. Ainda há muita bola que sai pelos lados e por lá fica. É nisso que acho que William e Ewerton acrescentam muito. Lá está, não é atacar mais, é atacar melhor e isso também se constrói atrás, em minha opinião.

      Não há jogadores iguais, mas creio que vão ter importância semelhante a Matic e Garay, que são só o melhor defesa e o melhor médio que Jesus treinou na carreira.

      Eliminar
    2. Mas estamos a falar do ataque, do que é mais difícil de trabalhar porque é algo mais imprevisível. Ficaria mais preocupado se visse a equipa sem noções a nível defensivo, o que, apesar de um rácio de golos sofridos grande mas algo mentiroso, não acontece.

      Eliminar
    3. "O Sporting cria muitos lances com boas hipóteses de perigo, mas que não chegam a ser oportunidades. Temos muitos ataques, mas reais oportunidades não."

      É isto. O JJ coloca em campo Téo, Slimani e Gélson. Avançados que decidem mal muitas vezes. Isto faz com que muitos ataques prometedores se percam nos pés destes interpretes.

      PS: Parece que JJ ainda não aprendeu.
      Jesus: «Montero ainda não tem estatuto de primeira solução» -- Record

      Cumps

      Eliminar
  2. RMSCP,

    Tenho de concordar com JJ quando fala assim de Montero. É conhecida a forma como JJ lida com o treino e quem no treino não tem comprometimento que o homem quer não jogo. Acho justo....nos meus tempos de jogador também não achava piada quando fazia bons treinos toda a semana e, ao fim de semana começava de fora para outro jogador mais velho, e com mais estatuto, começar no 5. Está é a hora de se levar o treino a sério, dar tudo e encarar o mesmo como um jogo. Assim sendo, certamente os melhores estarão no 11.

    ResponderEliminar