19/10/15

João Mário na ala : pontual ou para continuar?


Uma pessoa inteligente pode desempenhar várias funções.
Um jogador inteligente pode fazer o mesmo em campo.

João Mário poderá jogador quase onde quiser e onde os treinadores quiserem. É inteligente para isso. Obviamente que terá características que fazem pensar "é melhor aqui ou ali" mas a principal que tem é a inteligência e isso permite-lhe jogar fora dos sitios "normais".

Com Jesus, João Mário já foi nº8, médio esquerdo, segundo-avançado e médio direito.

Ora sabendo que para médio esquerdo há Ruiz e Mané, para nº8 Adrien e Aquilani e que Montero e Téo são os companheiros preferenciais de Slimani, percebe-se a aposta de Jesus. No fundo mata dois coelhos com uma cajadada. Colmata a ausência de Carrillo com um jogador "mais batido" e não desperdiça um enorme jogador como João Mário.

Para mim seria sempre nº8. É onde é melhor e é o melhor nº8 que temos. Mas Jesus valoriza outras coisas em Adrien e em Aquilani.

Analisando bem o modelo de Jesus, nem é descabido ter jogadores mais "centrais" nas alas. Já estamos carecas de saber que no início do ataque as equipas de Jesus constroem com os alas no meio, abrindo os laterais no corredor. Daí a adaptação de Gaitan a uma ala, de Markovic e, já no Sporting, de Bryan Ruiz. Todos eles eram jogadores de corredor central nos seus anteriores clubes e nas selecções.

João Mário será capaz de dar algo que Gelson, Mané ou Matheus ainda não têm. Critério e qualidade em posse. Poderá não fazer arrancadas, mas também raramente perderá a bola ou fará um passe à toda. Na bancada vão achar em certas alturas que está a empatar o jogo (Olá Nani, lembras-te destes idiotas?), mas João Mário saberá fazer quase sempre o melhor para a equipa, mesmo que não seja o mais vistoso.

O jogador crescerá mais um pouco, sairá da sua zona de conforto e será melhor e mais capaz no final da época.

Ps: Ou estou muito enganado, ou esta adaptação vai dar muito jeito a outro treinador lá para Junho.

1 comentário:

  1. Ver o JM a ser encostado à linha para dar o meio campo a um jogador como Adrien deixa-me com os nervos em franja. Espero que JJ não persista nisto durante muito tempo...

    Cumps

    ResponderEliminar