01/01/16

Benfica a entrar em 2016, negociatas e outras coisas

Talvez podendo ser apedrejado virtualmente por alguns benfiquistas, vou escrever aquilo que "sinto" no ar no Benfica desta época, até agora.

A escolha de treinador foi infeliz. Uma direcção "cega" de raiva contra Jorge Jesus e que ainda hoje pensa em Jorge Jesus, preocupou-se em provar que a "estrutura" é que ganhava campeonatos, e não o trabalho da equipa técnica e dos jogadores. Aquele discurso de "basófia" que hoje criticamos nos outros, foi aquele que tivemos no final da época, depois de termos perdido o principal responsável pelas conquistas do clube. O processo em tribunal contra Jorge Jesus até pode ter a sua razão, mas deixa-me com vergonha. Porque há coisas mais importantes do que os "14 milhões de euros", como por exemplo, meter a equipa a jogar à bola. É isso que ganha campeonatos e não processos em tribunal. A existência de pessoas como Rui Gomes da Silva, João Gabriel ou Pedro Guerra no universo  Benfica envergonha-me.

A estrutura que estava lá com Koeman, que estava lá com Quique, que estava lá com Jesus, e que está  agora com Rui Vitória, foi sempre a mesma. As contratações falhadas sempre existiram, e ainda existem. A diferença é que houve alguém que conseguiu meter o Benfica a render dentro de campo. A diferença está na qualidade do trabalho.

Rui Vitória passou a fase de grupos da Liga dos Campeões. É bom? É. Mas é bom porque o Benfica conseguiu, ou para recordar que Jorge Jesus só o conseguiu uma vez?
Rui Vitória aposta em jovens. É bom? Acaba por ser. Mas é bom porque é este o caminho que o Benfica deve seguir, ou porque Jorge Jesus não o fazia?

Os jovens. Depois de terem vendido jogadores como Bernardo Silva (e tem piada que havia gente a aplaudir a venda por "15 milhões de euros" de um miúdo da equipa B) hoje aposta-se em tudo o que mexe. Clésio? Vitor Andrade? Qual o critério? Qual o fundamento?

Guedes esteve debaixo dos holofotes muito cedo... Jorge Jesus chegou mesmo a dizer que era um jogador muito acima da média para a sua idade. Hoje sofre com isso. Capas de jornais. Depois do Barcelona, hoje é o United. Toda a gente anda atrás dele. Para disfarçar a sua (natural) quebra de rendimento, numa equipa que não joga futebol de qualidade? Para disfarçar ter de ser titular em todos os jogos do Benfica, quando o ano passado andava pela 2ª divisão? Hoje assobia-se o miúdo na Luz, o ano passado protestava-se a sua não utilização. É impossível pedir coerência a adeptos de futebol, seja de que clube forem. No geral, esta época lançámos 3 miúdos que acredito que dêem em alguma coisa, mas ainda não são nada do que a comunicação social pinta (ainda... esperemos que evoluam). É a vitória moral desta época, ganhámos opções. A não ser que no próximo ano haja um investimento brutal na equipa de futebol e tudo isto passe para segundo plano.

Milhões. Direitos televisivos e etc. Eu não me meto nas economias do futebol, até porque as análises são sempre feitas de modo a que o nosso clube tenha sido sempre o grande vencedor do negócio. Mas no geral acho que o Benfica fez um bom negócio com a NOS. Melhor que o dos outros? Pior? Não sei. Acho que o que se passa dentro das nossas paredes é que o importa.

Por falar em milhões. Ontem, mais 50% de Pizzi por 8 milhões de euros. Ajustes do negócio do Roberto? Isto com o Atlético é sempre um espectáculo.

Em Outubro há eleições. Alguém se chega à frente?






Sem comentários:

Enviar um comentário