24/01/16

Paciência


Ao partir para esta época, pessoalmente, achei que o Benfica era o candidato ao título que partia em pior posição. Apesar da história da estrutura, dos jogadores, etc, reconhecia que o Sporting não tinha individualidades tão boas mas ganhava muito em termos de treinador, e que o Porto tinha um plantel muito rico. Ora o futebol não é linear, e um mau treinador pode ganhar com um plantel bom, e um bom treinador pode ganhar com um plantel mau.

Chegando a esta altura, o Porto acabou de trocar de treinador. Acho que mudou para melhor, mas só os resultados o dirão. O Sporting diz, pelas palavras do seu treinador, que não esperava estar em 1º (concorrência fraca?). Eu digo que também não esperava estar a 2 pontos do 1º lugar nesta altura. Não pelo que os outros jogam ou deixam de jogar, mas pelo que nós apresentámos durante grande parte da época.

O que salta à vista são os resultados. E, para o bem e para o mal, a responsabilidade é de Rui Vitória e dos jogadores. Se na defesa não temos sido postos à prova ultimamente, visto que os adversários são mais fracos, no ataque Rui Vitória pode não conseguir trabalhar durante a semana para que os jogadores tenham a "coreografia" bem ensaiada (ou então ensaia a coreografia errada), mas tem colocado em campo os bailarinos que melhor percebem e decidem o que fazer. Processos simples, sem grande ciência, podem ser mal executados por jogadores que não entendem o jogo como um Jonas ou um Gaitan o fazem. E aí, a meu ver, é onde está o mérito de Rui Vitória.

A longo prazo (falta praticamente 1 volta) não sei se será suficiente. Mas há que ter paciência e não deixar a distância para o primeiro lugar aumentar. Se continuarmos assim, chegará uma altura da época onde ou vai ou racha e teremos sempre de assaltar o primeiro lugar, sem esquecer que ainda vamos a Alvalade. Sabendo as nossas falhas e insuficiências, não podemos descolar. Em suma, que os outros fiquem com a organização, com o trabalho, com a táctica toda... e o Benfica que fique com o campeonato. Até podemos beneficiar de toda a gente achar que isto não vai dar em nada...

Ontem jogámos com 11. Mitroglou, bem ou mal, falhando ou não, decide melhor o que fazer do que Jimenez. Jonas foi Jonas, e Pizzi, que desde que se soube a barbaridade que pagaram pelo seu passe, subiu de rendimento. Foi uma "noite normal" na Luz.

Moreirense, Belenenses, Porto e Zenit. Sequência de jogos crucial. Temos de vencer todos estes jogos. Para não desarmar no campeonato, para "tirar" (não verdadeiramente) o Porto da luta, e para seguir em frente na Champions. Todos os anos devíamos estar pelo menos nos quartos de final. Devia ser objectivo traçado desde o início da época.

Vamos lá. Contra as probabilidades, sorrateiramente, "sem saber ler nem escrever".... não estamos longe.

2 comentários:

  1. Ou seja, estão a colocar as esperanças num golpe de asa.

    Relutantemente, admitem que o Sporting neste momento joga melhor, tem mais treinador (a parte das individualidades é apenas arrogância lampiã, não deve ser difícil encontrar algum que afirme que Mitroglou é melhor que Slimani, por exemplo).

    Mas o adepto deposita as esperanças em uma mão cheia de nada. Talvez até haja deles que acreditem que as 3 derrotas desta época contra o líder do campeonato surgem por acaso. Ou que com alguma sorte, teriam ocorrido para o outro lado.

    E eu gosto disso. É essa mistura de arrogância vã, sustentada numa mão cheia de nada, o facto de encararem um jogo como o Benfica contra 11 pinos em campo, essa falta de respeito por quem trabalha todos os dias mais e melhor que Rui Vitória, que vos coloca a jeito para mais uma derrota em Alvalade, e fora de hipótese de ganharem o campeonato.

    Ontem, o primeiro golo do Sporting surge de uma jogada estudada. Bem diferente do caminho de Vitória, que pouco mais é do que discurso emanado de um gabinete de imprensa. Um "vão lá para dentro e alguém que resolva", nem que seja apoiado na falta de espinha dorsal do sector arbitral, tão convenientemente liderado, alinhado e colocado a jeito pela personagem Vitor Pereira, seja pelas várias equipas simpáticas na primeira liga, algumas, verdadeiras equipas B pagas a cedência de jogadores.

    Sem saber ler nem escrever? Apenas no futebol jogado. Os bastidores estão lá. No fundo, apenas a execução da visão do presidente que certo dia terá dito que mais vale um árbitro que vários avançados em campo.

    ResponderEliminar
  2. Tás no blog errado. Agarra no para quedas e põe-te a andar.

    ResponderEliminar