03/02/16

Mercado de Alvalade : O Inverno

Costuma dizer-se que o mercado de inverno não traz grandes negócios, que não serve para mais que alguns ajustes.

Foi isso que o Sporting fez.

Defesa
Antes de mais a saída de Boeck. Pesa por tardia para a sua carreira. Foram vários anos sem jogar e essa falta de competição notou-se este ano.

Com a intermitência de Ewerton e a lesão prolongada de Tobias, faltavam centrais. Dois são a mais? Pelo menos para o último jogo foi necessário contar com Ruben Semedo, não se vislumbrando a tal vingança ao Setúbal (Cissé seguiu para lá). Com as lesões prolongadas de Tobias e Paulista (?), Semedo pode servir nas duas posições, ficando os tais 4 centrais para o eixo da defesa. São apenas duas competições, mas infelizmente Ewerton não tem conseguido fazer mais que 3 jogos seguidos.
Resta ver se Coates é o mesmo que em 2011 prometia muito.

Nas laterais uma troca e uma adição. Sou fã de Jonathan, até o acho mais completo que Jefferson. Não gosto do empréstimo, muito menos para a América do Sul. Dá tempo de jogo, mas num contexto diferente do europeu. Em ano de JO o próprio jogador poderá ter ajudado. Não conheço bem Zeegelaar. Do que já vi, é rápido e possante e não parece muito burro ofensivamente. A amostra é curta. Defensivamente é inexistente até. A ver.
Já Schelotto parece uma adição um pouco forçada. Não é melhor que os dois que cá estavam e mesmo a polivalência não lhe permite pensar em ganhar um lugar mais à frente. Não percebo o seu lugar no plantel.

Meio-campo
Tudo quase igual e ainda bem. Sem Carrillo faltava gente para as alas. João Mário já andava por lá com Ruiz, com os 2 meninos a dar apoio. Com o regresso de Mané e a entrada de Bruno César a qualidade volta a subir. Nenhum dos dois é Carrillo, mas têm ambos qualidade mais que suficiente para ajudar o Sporting em muitos jogos.

Ataque
Saíram Tanaka (este ano não chegou a entrar verdadeiramente) e Montero, entraram Barcos e, de certa forma, Ruiz. Com Mané e Bruno César, Ruiz pode actuar mais no centro, onde é melhor. Barcos será a alternativa a Slimani que nunca existiu.
Por um lado ficamos mais fortes e mais fracos. Mesmo que Téo fique com a cabeça limpa, ficamos com 3 avançados puros e apenas um jogador para jogar nas suas costas.
Era isso que Montero dava a esta equipa. Qualidade quer a servir o jogador mais avançado quer por vezes a marcar. Muito se falou que a reacção negativa se deve ao golo de sábado. Por aqui não. Fui, até quando não fazia muito sentido, um acérrimo defensor do futebol de Montero. Nunca alinhei naquelas ideias do "não tem garra" porque não vejo o futebol assim. Adrien teve muita garra estes anos todos e só com Jesus percebeu que isso apenas não chega. É bonito ver alguém com garra, é ainda mais bonito ver alguém com qualidade. Montero tem essa qualidade. Do ponto de vista financeiro o negócio parece bom para as duas partes.

O plantel ganhou algumas soluções diferentes, parece mais equilibrado já contando com algum excesso em duas posições. Preferia ter Montero e não ter Téo, fazia mais sentido pelas características dos dois. Preferia não estar a gastar dinheiro com Schelotto. Não há plantéis perfeitos. Que Jesus continue a conseguir que estes jogadores mostrem a sua qualidade.


Uma achega ao negócio Carrillo. Já ouvi gente a gozar com o prémio ou o salário de Carrillo. A qualidade paga-se. Que gosto me daria que Jesus recebesse os 6 milhões que o seu contrato prevê. Carrillo é nesta altura o terceiro melhor jogador que o Benfica tem nos seus quadros, logo depois de Gaitan e Jonas. A qualidade paga-se. Caros são os que não a têm. Os Taraabts, os Pongoles e afins. Tenho pena. Perdemos um grande jogador e ainda o vemos passar para o outro lado da barricada. Que lá chegue como campeão nacional é o meu único desejo.

2 comentários:

  1. A questão é que o salário de Carrillo não é tão elevado quanto se diz, pelo menos no contexto SLB. Está abaixo de Gaitán, Luisão e Salvio e um dos argentinos sairá seguramente no Verão.

    ResponderEliminar
  2. Segundo Scolari, que treinou Barcos (não tenho opinião formada porque nunca o vi jogar) este é mais 2º avançado que ponta fixo. Logo cai por terra a sua afirmação. :-)

    ResponderEliminar