28/08/12

Os "fortes" do Sá Pinto

Tudo isto tem faltado.

Há uns dias escrevia um post chamado " a solução não está no banco" , referindo-me à falta de um outro avançado que fosse capaz de ser titular num período de má forma de Wolfswinkel, como aquele que se verifica.

Podia fazer um post como o mesmo título metendo lenha para a fogueira que já quer despachar Sá Pinto. Ontem muitos "entendidos" diziam na bancada que já tinham previsto isto quando perdemos em Bilbau, que estava à vista de todos, que até quando eles estava nos juniores isto se previa.

Não vou já pedir a cabeça do homem, mas posso dizer que a mesma não anda muito clarividente. Nunca escondi que acho Jorge Jesus o melhor treinador do campeonato e que considero que Vitor Pereira não é bom o suficiente para ser campeão nacional. O que é que separa Sá Pinto destes 2? Jorge Jesus tem as suas famosas teimosias, viradas para um paradigma ofensivo. Quando corre mal, mete mais um médio, equilibra um bocadinho a equipa e passado 3 ou 4 jogos volta a jogar no seu predilecto ataque desenfreado. Vitor Pereira inventa e quando percebe que a invenção tá a correr mal, desiste dela. Ou seja, ambos reconhecem os erros e fazem por corrigir no jogo seguinte.

Ontem fiquei aborrecido antes do jogo. Cheguei mais cedo que o costume a Alvalade,pude ver a equipa a entrar para o aquecimento e fiquei logo com uma comichão esquisita quando vi Gélson a titular. Porque era o Rio Ave, porque o jogo era em Alvalade, porque isso significava Adrien demasiado à frente do que é melhor para o seu jogo e porque Sá Pinto incorria no mesmo erro pela terceira vez
Ouvi um dia destes que o meio campo de Portugal no Euro 2004 era um exemplo do que deve ser um meio campo de 3 elementos. Cada um tinha a sua função, cada um era diferente dos outros 2. Ora isso é algo que não se consegue vislumbrar no meio campo do Sporting. Tirando Rinaudo, Labyad e Gelson, todos os outros são os chamados nº8. Uns mais rápidos, outros com mais técnica, mas tudo farinha do mesmo saco. Labyad parece ser o único verdadeiramente capaz de jogar a 10 e num mundo perfeito Gelson teria de esperar que Rinaudo estivesse de caganeira para sequer pensar em jogar. Ora Rinaudo está a lutar pelo estatuto de D.Sebastião do plantel com Izmailov. Nesta nova táctica de Sá Pinto, Gelson nem sequer a trinco joga. Nem sequer tem inteligência para perceber que deve agarrar um jogador num contra-ataque perigoso. Ou seja está a mais na equipa, uma vez que nem sequer é um jogador essencial para a (má) construção de jogo da equipa. Elias diz que não gosta muito de jogar a trinco. Curiosamente o seu melhor jogo foi nessa posição. Já que não há Rinaudo, podíamos começar por ai.

Adrien não tem sido tão mau como têm dito. Pode já ser teimosia minha, mas não tenho desgostado. Acho é que é igual a André Martins num aspecto. De costas para a baliza perde muito, muito mesmo.  Com Schaars lesionado, é escolher um dos 2. Sobra Labyad como única hipotese para nº10. Isto porque o D.Sebastião russo ainda não está em altura de fazer um dos seus 10 jogos por época.

Pelo menos no papel as coisas já parecem um pouco melhores. Falta tudo o resto, o treino, as rotinas e a ideia de jogo. Isto porque o Sporting continua com a sua saida atabalhoada e estupidamente rápida para o ataque.  São 2/3 passes, bola para o extremo e ele que resolva. 80% destas jogadas acabam com cruzamentos pelo ar para a área. Já não basta Wolfswinkel estar fora de forma como a equipa joga com ele como se tivesse Jardel na área.

Resta agora ver que solução arranja Sá Pinto. Perder com o Rio Ave foi mau. Mas não garantir a qualificação para a Europa frente a uma equipa como o Horsens já seria inexplicável e ridículo.

Só para acabar. Muitas vezes se acusam os adeptos dos chamados grandes de só verem o que a sua equipa faz mal, que não reconhecem méritos aos clubes mais pequenos quando estes lhes ganham. Dizer que o Rio Ave fez um grande jogo ontem é querer ser humorista. Aliviar cruzamentos e marcar um golo numa jogada individual do defesa esquerdo deve ser um feito digno de um Mourinho. Até vos digo que o Nuno Espirito Santo vai ser despedido antes do final da primeira volta.

2 comentários:

  1. De facto o Rio Ave não jogou nadinha!
    Mas este Sá Pinto calado é poeta...

    ResponderEliminar
  2. As suas palavras são para dentro, para unir o balneário. Não me chateia muito o que diz, chateia-me mais os erros em que persiste.

    ResponderEliminar