14/08/13

Bruno de Carvalho, o Escrutinado

 
 
Bruno de Carvalho, é sem dúvida, a figura mais avaliada ou comentada dos últimos anos em Alvalade.
 
Pela sua postura "bruta", pelo seu estilo truculento, por alguma arrogância, essencialmente por ter uma postura demasiado diferente de todos os que o sucederam.
Nunca escondi, eu votei no homem. Talvez por esse corte com o passado. Como votei automaticamente vamos ter parvos a dizerem "és mais um Brunito, mais um que diz amén a tudo o que o gajo diz". Errado caros parvos. Mas antes de explicar o erro, importa referir que tanto são parvos os que tudo criticam como os que tudo elogiam. Mais do que parvos, são talvez estúpidos.

Mas voltando ao erro dos parvos. Votei Carvalho porque via na sua candidatura mais pontos positivos que nas restantes. Não se trata de escolher o menos mau, mas sim a candidatura em que mais me revia, embora não na totalidade como frisei no período eleitoral.
 
Futebol
Não reconhecia grandes capacidades a Inácio para ser um director de futebol. Primeiro que tudo se calhar devia saber bem o que é um director de futebol e talvez não o saiba. Dava o benefício ao "quebrador do jejum".
Não conheço praticamente nenhum dos nossos reforços. Nenhum foi caro e presumo que não se venham  a revelar caros mensalmente caso a coisa corra mal. Mais do que os jogadores que queríamos são talvez os que podemos ter nesta altura. Sim, já sei temos a melhor formação do mundo e arredores. Talvez, mas não podemos entrar em campo com uma equipa de miúdos, tem de haver mais algum peso, mais alguma estaleca, mesmo sem um extraordinário acréscimo de qualidade. Por exemplo, duvido que Illori ou Dier não sejam já melhores nesta altura que Maurício. Mas acreditam mesmo que poderíamos lutar por um 3º lugar com 2 centrais de 20 anos por mais maturidade que já revelem? Não deixam de ser 2 miúdos de 20 anos, que mentalmente ainda não estão prontos para uma primeira divisão manhosa e traiçoeira como a nossa. Maurício apenas tem 24, mas já leva 7 épocas de futebol sénior.Brasileiro, mas sénior. Servirá muitas vezes como muleta da tremenda qualidade que os seus jovens colegas demonstram, mas acreditem que a sua experiência será útil.
 
Vendo de fora, acho que os casos Bruma e Labyad poderiam ter sido geridos de outra forma, com um pouco mais de subtileza. Mas é seguro afirmar que toda a culpa morre do lado de BdC? Para mim há culpas dos dois lados. Para os antis tudo é culpa do presidente balofo, para os Yes,man os jogadores são uns mercenários da pior espécie.
 
Reestruturação financeira
Também não sou um expert em finanças, mas o acordo alcançado não é a tábua de salvação do clube. É apenas um balão de oxigénio ao qual se têm de juntar outras pequenas garrafas do mesmo gás (leia-se, uma correcta e próspera gestão dos principais activos do clube, os jogadores de futebol). Muito se fala que o homem levou à insolvência 5 das suas empresas. Até pode ter ocorrido, mas como não veio no Correio da Manhã não deve ser verdade. Até ao momento há muita poupança e baixo investimento. Resta ver de que maneira vão ser aumentadas as receitas (namming do estádio, novo contrato de equipamentos no próximo ano, a prometida entrada de investidores).
 
Comunicação
Até percebo a "predisposição" de BdC para aparecer e, frente às câmeras e microfones numa lógica de protecção do restante grupo de trabalho do futebol. Reparem que desde Março apenas uma entrevista extensa de um jogador foi dada a outro meio de comunicação que não o Jornal Sporting. E todos sabemos como essa história tem andado.
No fundo com este estilo ultra-presidencialista haverá a tendência para confundir BdC com o próprio clube, resultado do seu one man show. Show esse que facilmente se percebe. Num ano de baixas expectativas e poucos motivos de interesse, tem sido o presidente a tentar animar as hostes. As suas várias presenças não me incomodam, apenas acho que corre o risco de as suas declarações perderem força dado o elevado número de aparições. Incomoda-me que tenha um comportamento como o do final do jogo contra o West Ham. A pele do adepto tem de ficar bem escondida por baixo do fato do presidente e por vezes isso não tem acontecido. Não quero com isto dizer que não possa ou não deva estar no banco. É-me indiferente, desde que perceba que naquele espaço a autoridade tem pouco cabelo e fala com sotaque das ilhas.
Incomoda-me também que não tenha sabido refrear o entusiasmo de Jaime Marta Soares. Que o velhote possa falar de vez em quando para dizer algo de relevante, tudo bem. Que venha falar do "vírus Bruno de Carvalho, que nos leva para a frente" é  relembrar as tiradas do crápula que preside o ACP.  Sem querer ofender o Sr. Soares.
 
 
Esta é a última vez que falo directamente do presidente. Já cansa, estou um bocado farto de ouvir "Bruno de Carvalho fez uma omolete, espectacular!", "Bruno de Carvalho não levantou o tampo da sanita. Mais uma do iluminado" e parvoíces afins. No fundo apenas lhe desejo o mesmo que a todos os que aplaudem (ou criticam) sem nexo tudo o que o homem faz,  bom senso. Estou certo que todas as questiúnculas que todos os dias se levantam para o elogiar ou trucidar serão esquecidas se à 3ª jornada a equipa da casa vencer em Alvalade e somar 9 pontos no final desse jogo.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário