28/08/13

Falar um bocado de bola na semana do Derby

Hoje não me apetece falar do Bruma, nem do Labyad, nem do facto do André Santos se safar melhor fora de campo do que dentro. Hoje apetece-me falar um bocadinho de bola e fazer dois ou três raciocínios particularmente parvos e descabidos sobre o jogo de sábado.
 
 
O Sporting (Ah ganda Sporting c******!)
 
Vivemos um início de época em lua de mel. Podia ser uma lua de mel com o William, com o Adrien ou com o Avioncito Montero. Mas não. Os Sportinguistas estão apaixonados por um madeirense careca. No fundo todos nós temos vindo a perceber porque é que a mulher do gajo do Olympiakos lhe caiu nos braços.
Escusado será dizer que ninguém esperava isto. Se achava que íamos ganhar os dois jogos? Sim, acho que não era muito presunçoso achar isso. Se achava que, mais do que golear, íamos mostrar tanta coisa boa com tão pouco tempo de trabalho? Nem por sombras. Verdade seja dita, o Arouca quis jogar à bola e lixou-se. O Conceição meteu o Marinho a 10 e lixou-se. Tudo isto facilitou muito a tarefa, mas não apaga o que o Sporting fez de bom. Muito bom em alguns momentos. Nas arrancadas de Carrillo em Coimbra, na 2ª parte do André Martins no mesmo jogo, no 3º golo do Montero em Alvalade, em quase tudo que o Adrien e o William fizeram. Muita coisa boa.

Contudo tudo isso muito provavelmente não chega para beliscar a  consistência que o Porto (já) mostra ou mesmo a estupidez de qualidade individual que Jesus tem à sua disposição.  Mas vai dando para se sonhar um bocadinho, para a malta não chegar ao emprego e levar com o lampião ou tripeiro a fazer mais uma piadinha.
 
A principal força do Sporting é o seu meio-campo. Aqueles três rapazes parecem encaixar na perfeição. Cada um a fazer uma coisa, que complementa os outros dois. Juntando a isto um tridente atacante bastante engraçado e rápido, ofensivamente a coisa é agradável de ver.
A principal fraqueza é a defesa. Cédric e Jefferson são competentes, não mais que isso. Atacam bem e são razoáveis a defender. Ajuda bastante a protecção que o meio campo e os extremos lhes dão. Já no centro a história é outra. Sabem que não morro de amores por Rojo. Preferia que estivesse a defesa esquerdo. Melhor, queria que Dier estivesse a jogar qualquer que fosse o seu companheiro. E a verdade é que o Sporting vai sendo uma equipa relativamente frágil pelo ar, sendo as principais oportunidades dos adversários resultantes de cruzamentos pelo ar. Que não seja sábado que esta deficiência nos trame. Ou que o Dier jogue e meta os ics, os Limas e os brasileiros espanhóis no bolso.
 
 
O Benfica (Lampião porco, lampião panelei...)
 
Em frente ao Colombo as coisas andam estranhas. O Enzo joga a extremo na Madeira, o Cardozo fuma charutos com o empresário, o Luisão manda os adeptos para o c****** e o Vieira diz meia dúzia de mentiras numa entrevista. Pronto, a última parte já é habitual.
O ano passado dizia-se que o Benfica não tinha planeado a época como deve de ser. Porque deixou sair o meio-campo titular e não fosse a genialidade (não estou a ser irónico) a inventar outro em 2 semanas, podia ter corrido muito mal. Sim, foram 15 dias finais horríveis, mas podiam nem ter chegado a essa altura a tentar ganhar tanto. Crédito ao homem por isso.
 
Ora este ano tentou o contrário. Precaver à partida todas as saídas. E não terá corrido mal nesse aspecto, porque vai mesmo haver gente a sair. O principal problema foi não se ter gasto dinheiro num (realmente) bom defesa esquerdo e ainda se ter encostado o bem razoável que por lá andava. Agora anda o catedrático a ensinar o Djavan a defender e a sofrer com isso.
 
Na Madeira houve medo. De Jesus e dos jogadores. O trauma não estava ultrapassado e o caso Cardozo só piorou.
Na Luz o Benfica jogou exactamente como na época passada. Ataque desenfreado, sem deixar o adversário respirar, conseguindo oportunidades atrás de oportunidades. A diferença? A equipa está ansiosa pela forma como a época anterior acabou (e esta começou), Enzo não está a fazer outra vez a época de uma vida, Salvio não está a 100%, e a falta que Cardozo faz. Junta-se a isto o facto de Rodrigo continuar sem dar notícias de São Petersburgo. 
O Benfica não está tão mal como parece. Só não está tão bem como no ano passado.
 
 
Na Luz tenta-se atirar a pressão para os putos de Alvalade. É normal, tentam aproveitar a euforia dos adeptos e ganhar alguma vantagem com isso.
Mas eu olho mais para a coisa como o Adrien. O Benfica é que está pressionado. O Sporting pode andar nas nuvens, mas até que prove ser um verdadeiro candidato a algo mais que o 3º lugar ainda falta muita coisa. Um mau resultado até é capaz de trazer muita gente à terra novamente.
Já o Benfica não pode escorregar em Alvalade. Empatar ou perder poderá significar uma distância muito grande e muito cedo para o Porto. Tudo isto admitindo que a malta da fruta vai limpar o Costinha. Ah é o Costinha. Três pontos para o Porto então.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário