16/02/14

Devemos estar habituados a caviar em Alvalade

Vamos já ao jogo que é o mais fácil de falar. Uma grande primeira parte e uma segunda parte displicente. Foi assim o jogo de ontem. Chegámos a ganhar por 1 ao intervalo quando devíamos estar a ganhar por 3 ou 4, tal foi o domínio da primeira parte. Na segunda parte a equipa pareceu acusar o murro da Luz e foi-se retraindo e cometendo alguns erros parvos. Salvaram-se os três pontos, que no fundo eram o mais importante depois de uma derrota.

Falando agora do difícil. Não vi o meu clube ser muitas vezes campeão, mas isso nunca me impediu de considerar um segundo lugar um resultado "assim-assim", algo que não é mau, mas também não é bom. Daí sempre ter achado que podíamos ter ganho mais qualquer coisa com Paulo Bento. Sou exigente, gosto que a minha equipa jogue bem, que marque muito, mas também gosto de ser coerente. Terça-feira de manhã todos os Sportinguistas teciam grandes elogios a Jardim. Ousado, "vai à Luz para ganhar", "até os comemos a jogar com o Slimani". Todos sabemos que o jogo na Luz correu mal, muito mal mesmo. Não éramos os melhores antes desse jogo nem passámos a ser os piores depois.
Ora hoje até ouvi  no fim do jogo "bom bom era irmos buscar o Vitor Pereira às Arábias". Deu-me vontade de pegar num jornal e dar no lombo do idiota que disse essa frase, tal e qual como se faz aos cães quando parte o vaso das flores. No fundo tudo isto vem um bocado na sequência do desabafo de Bruno de Carvalho. Não é possível comparar esta época com as grandes épocas do Sporting, como por exemplo, o ano do último título. Já passam mais de 10 anos, temos de comparar isto, com o que temos nos tempos mais recentes. E o que é que tivemos? Equipas que muitas vezes eram pagas a peso de ouro e não jogavam com a mesma raça e atitude que esta revela em todos os jogos. Equipas que se proclamavam candidatas a títulos e se viam fora da corrida em Dezembro.
O Sporting vem da pior época de sempre, o que também potencia um bocadinho o deslumbramento. Por culpa do GRANDE trabalho que Leonardo Jardim tem feito com este grupo de jogadores, temos um bocado tendência a achar que já somos muito bons, que em 6 meses e com alguns tostões fizemos o que os outros demoraram anos a conseguir. O Sporting apenas tem 3 derrotas esta época. Duas são na Luz, a outra no Dragão. No fundo, apenas não conseguimos ganhar a quem tem muito mais dinheiro que nós. É verdade que os orçamentos não jogam, mas exceptuando o jogo da última terça-feira em nenhum dos outros 4 confrontos com Benfica e Porto, o Sporting foi uma equipa dominada. No Dragão pegou no jogo na segunda-parte e empatou, sofrendo logo a seguir numa grande jogada individual de um jogador cujo preço suplanta todo o nosso plantel. Podia ter empatado, mas Hélton não deixou. Para a Taça perdeu no prolongamento com um azar incrível de Patrício. Em Alvalade empatou dois jogos em que foi claramente melhor que o adversário. Nunca ganhou, é verdade. Mas passou a bater-se verdadeiramente de igual para igual com os outros. Queriam não gastar dinheiro e ter uma super-equipa? 
 Todos assumimos que este ano seria sem expectativa, que iríamos jogar um jogo de cada vez e não pensar nas contas finais. Mas bastou um desaire e tudo foi posto em causa. Acham que é com assobios que vão ajudar a equipa a crescer depois do murro no estômago que todos levamos na terça-feira? Acham justo colocar em causa tudo o que de bom tem sido feito este ano e que nos deu uma expectativa que não sonhávamos ter no início da época?

Realmente, andámos a comer tanto caviar nos últimos anos que este bitoque bem guarnecido que nos têm dado este ano não serve.

Sem comentários:

Enviar um comentário